Sim, estreia nesta quinta-feira, 23, e tem reapresentação na sexta, 24, com regência do maestro francês Philippe Forget (foto), regente coral e orquestral, compositor de música vocal e diplomado em Fagote pela Academia Áustro-Húngara, de Budapeste.
Trata-se da montagem de inédita de Dido and Aeneas, do compositor inglês Henry Purcell, com libretto de Nahum Tate baseado na Eneida de Virgílio. As apresentações iniciam às 18h, no Salão Transversal do MHEP (Palácio Lauro Sodré, antiga sede do governo - Praça D. Pedro II, s/n, CidadeVelha). A entrada é gratuita.
Trata-se da montagem de inédita de Dido and Aeneas, do compositor inglês Henry Purcell, com libretto de Nahum Tate baseado na Eneida de Virgílio. As apresentações iniciam às 18h, no Salão Transversal do MHEP (Palácio Lauro Sodré, antiga sede do governo - Praça D. Pedro II, s/n, CidadeVelha). A entrada é gratuita.
“Dido & Aeneas”, de Henry Purcell, é a mais antiga ópera e uma das mais importantes obras do repertório barroco da Inglaterra. Foi apresentada pela primeira vez em 1689, numa escola em Chelsea, Londres, dirigida por Josias Priest, que era um mestre de dança.
A comovente história de Dido e Aeneas foi adaptada da Eneida de Virgílio. Enéas era um soldado de Trojan. Quando Tróia cai, parte com seus seguidores em sete navios, e naufraga na costa de Cartago, governada pela rainha Dido.
Dido e Enéias se apaixonam profundamente, mas a bruxa, disfarçada de Mercúrio, anuncia a decisão de Zeus a Enéias de que ele tem que partir e fundar Roma, cumprindo assim o seu destino. O herói, embora profundamente abalado, está preparado para cumprir o seu dever. Dido fica desolada e sozinha. Em seu desespero, ela se suicida.
Nesta montagem em Belém, será encenada pelo Madrigal da UEPA (direção de Milton Monte, com participação especial da contralto Gabriella Florenzano), Quarteto de Cordas da UEPA (direção de Urubatan Castro), Camerata Vocal da EMUFPA (direção de Milton Monte) e Camerata Instrumental da EMUFPA (direção de Paulo Keuffer).
Madrigal e Cameratas - O Madrigal da UEPA realiza trabalho ímpar na divulgação do repertório de música colonial brasileira e música antiga na região Norte do Brasil. Fundado em 2001 por Milton Monte, ligado à Pró-Reitoria de Extensão da UEPA, tem se apresentado nas mais importantes salas de concerto e igrejas históricas de Belém.
Outro grupo que tem feito um trabalho relevante para a divulgação do repertório da música antiga em Belém é o Núcleo de Música Antiga da Escola de Música da UFPA, também fundado, em 2002 por Milton Monte e Arthur Alves, e que abrange a Camerata Vocal e a Camerata Instrumental da EMUFPA.
Um comentário:
Muito obrigada, querida, pela divulgação. O maestro Phillipe Forget ainda faz um master class hoje e amanhã retorna à França, cheio de alogios aos músicos parauaras
Postar um comentário