3.6.11

Cineclube Pedro Veriano volta à ativa e expande seus horizontes

Depois de passar 05 meses em reforma de sua infra-estrutura, o Ponto de Exibição da ABDeC-Pa - Cineclube Pedro Veriano, reabre suas portas n próxima terça-feira, 07 de junho, às 18h30. Na programação, "O Mundo de Célia", de Bruno Assis, Sissa Aneleh e Ronaldo Rosa, e "As Filhas da Chiquita", de Priscilla Brasil.

Após a reabertura na Casa da Linguagem, o Ponto de Exibição da ABDeC-Pa - Cineclube Pedro Veriano, vai ampliar sua programação para a sede da Fundação Curro Velho, no bairro do Telégrafo, mantendo assim a proposta inicial de levar a exibição de filmes para a periferia de Belém. 

“Ou seja, a partir da sua reinauguração o Cineclube Pedro Veriano agora será exibido não apenas na Casa da Linguagem, onde tem seu público fiel, mas também nas instalações da Fundação Curro Velho, auxiliando no processo de educação e inclusão realizados pela instituição”, explica a presidente da ABDeC-PA, Dani Franco.

De acordo com Dani, a escolha dos filmes para a reabertura vem enfatizar a natureza do Cineclube Pedro Veriano, de valorizar o curta e o documentário, em especial os de produção local.

O Mundo de Célia: Resultado do projeto Ponto Brasil, realizado no Instituto de Artes do Pará em 2009, através do Núcleo de Produção Digital / NPD. Com produção coletiva de membros da ABDeC do Pará e direção dos abdistas Bruno Assis e Ronaldo Rosa, além de Sissa Aneleh; em 9' o curta dá voz a uma prostituta que vive em rua histórica de Belém, usando da linguagem híbrida entre documentário e ficção.

Filmado em 2009, o filme entrou no box da I Mostra ABDeC-Pa, realizada em maio de 2010. É também uma das primeiras direções do fotógrafo Bruno Assis, ex-vice-presidente da ABDeC-Pa, e falecido em 15 de fevereiro de 2011. O filme abre a sessão às 18h30.

As Filhas da Chiquita -Dirigido pela documentarista paraense Priscilla Brasil, o documentário de 51', conta a história da tradicional Festa da Chiquita, que há 28 anos, no segundo domingo de outubro, a bicentenária procissão do Círio de Nazaré – maior romaria católica do Brasil e uma das maiores do mundo – é obrigada a conviver com a Festa da Chiquita, o mais tradicional encontro gay da Amazônia que, contra tudo e contra todos, ocorre no mesmo dia, na mesma hora e na mesma rua. 

São dois milhões de católicos fervorosos de uma lado e alguns milhares de homossexuais do outro. Em 2004, o IPHAN incluiu a Festa da Chiquita no processo de tombamento do Círio como patrimônio imaterial da humanidade, dando início a uma grande polêmica: afinal, a festa da Chiquita faz parte do Círio? O doc, realizado sem patrocínio, já foi veiculado no GNT/GLOBOSAT.

Serviço
O Ponto de Exibição da ABDeC-Pa - Cineclube Pedro Veriano, fica no auditório do prédio da Casa da Linguagem, na Avenida Nazaré, 33, esquina com a Praça da República. Mais informações www.abdecpara.blogspot.com.

Nenhum comentário: