7.6.11

“Aldeotas – Lugar de Memórias” em nova temporada no Teatro Cuíra

"Aldeotas" - ensaio fotográfico de Hamilton Braga
Depois da temporada de estreia, em maio, a montagem do Grupo Gruta de Teatro para o texto de Gero Camilo, está de volta ao Espaço do Cuíra, onde ficará em cartaz durante as quartas-feiras deste mês de junho, sempre a partir das 21h. Não perde!

Leia a seguir, texto do jornalista Hamilton Braga, postado em seu blog Tábula Rasa, junto a um belíssimo ensaio fotográfico feito na estreia da peça e que pode ser acessado por aqui.

Delícias e azedumes da infância

De repente somos levados a uma imagem da infância. Alguma aventura com um amigo de toda hora. Isso acontece sempre. E as lembranças que restam são de dores e delícias, muitas delas recriadas pela fantasia adulta. 

E de repente estamos de volta ao presente, no tráfego cada vez pior de Belém, nas obrigações cotidianas, no trabalho para ganhar a tevê a cabo das criancinhas. “Aldeotas – Lugar de memórias”, texto de Gero Camilo que o grupo Gruta, de Belém, apresenta no Espaço Cuíra, adota a mesma disposição do cérebro de ir e vir no tempo de forma lúdica, levando o espectador a uma viagem emocionante e veloz pelos caminhos belos e tristes da infância dos amigos Levi e Elias.

Ailson Braga e Adriano Barroso, em excelentes atuações
Claro que o sucesso dessa trajetória só é possível graças ao talento do trio por trás da montagem: o diretor Henrique da Paz e os atores Adriano Barroso e Ailson Braga, dois dos mais convincentes intérpretes dos palcos paraenses.

O texto é límpido como a dicção dos atores. Tudo é entendido sem sacrifício, mas não quer dizer ausência de profundidade. Há prosa das ruas – engraçada e sem apelação – e linguagem poética habitando as linhas e entrelinhas.

O espetáculo nos lembra como era bom ter o dia livre para inventar histórias, viagens ao centro da Terra, o tesão de ver a beleza daquela menina que povoava sonhos e, como dizer, homenagens. Apesar de permanecerem mais as coisas boas, de romantizarmos a meninice, “Aldeotas” nos puxa também para o lado sombrio da formação de qualquer pessoa. 

As limitações e preconceitos do lugar, as imposições da família, a dependência financeira, os sonhos grandiosos e tão distantes, ali, presentes no palco despojado do Gruta, que optou por um único adereço de cena, uma mala (onde guardamos as memórias, relíquias; também é o objeto que impulsiona ao futuro em outro lugar). Os personagens riem, rolam e choram, e o público também viaja com eles, entre risos e lágrimas.

Leia mais sobre o espetáculo:

A estreia no Cuíra

Henrique da Paz , o diretor fala sobre Aldeotas

Entrevista com Gero Camilo - a montagem de seu texto em Belém

Serviço
"Aldeotas – Lugar de Memórias". Nesta e nas outras quartas-feiras do mês de junho, sempre às 21h, no Teatro Cuíra. Na rua 1º de Março, esquina da Riachuelo. Ingresso R$ 20,00, com meia entrada para estudantes.Mais informações: 91 8163.0775.

Nenhum comentário: