7.6.11

Drama, música e cordão de boi em versão de Romeu Julieta

Já imaginou se Shakespeare se depara com seu Romeu e Julieta no meio de um folguedo de boi? E se a rivalidade entre os Montequio e os Capuleto fosse pontuada por um boi bumbá? Essa farsa definitivamente só poderia acontecer em Belém do Pará e o Grupo de Teatro Universitário (GTU) é quem nos traz essa festa da cultura popular nos dias 7, 8 e 9 de junho, no pátio aberto da Escola de Teatro de Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA), às 18h.

“O Boi do Romeu no Curral da Julieta” faz sua primeira temporada, e sob a direção e dramaturgia de Wlad Lima, nos conta a história de amor mais famosa do mundo. Tudo gira em torno da rivalidade entre os bois Montequio e Capuleto e, como não poderia deixar de ser, no amor entre Romeu e Julieta. É drama, amor, cordão de boi, farsa e muita música e alegria pra narrar, da forma mais popularesca, a história do apaixonado Romeu, que se submete a entrar no boi rival só pra conquistar a sua amada Julieta.

Numa mistura voltada para o teatro de rua, o espetáculo conta com teatro de bonecos, máscaras, música e coreografia, utilizando-se do que há de mais popular no nosso estado: a cultura da periferia. Elementos fortes da cultura paraense são colocados no palco – ou melhor, no olho da rua –, como o tecnobrega e o calypso, além do colorido e o ritmo da anarquia junina. É com muita alegria que o GTU resolve invadir de vez às ruas, comprometido em tornar o teatro cada vez mais, de fato, popular.

O cenário e o figurino, todos adaptados à rua, compõem com um colorido estonteante a realidade do curral dos Capuleto, onde o final se revelará surpreendente. No fim, “O Boi do Romeu no Curral da Julieta” é um ótimo convite para nos juntarmos a esse universo maravilhoso da cultura popular, que é nosso, se nos divertimos com o teatro na rua, para todos.

Serviço
O Boi do Romeu no Curral da Julieta. Datas: 7, 8 e 9 de Junho. Horário: 18h00. Local: Pátio Central da ETDUFPA (Rua Jerônimo Pimentel esq. Rua D. Romualdo de Seixas – Umarizal). Entrada Franca (com a tradicional rodada de chapéu no final).

Texto: Leandro Oliveira (@leandrole)

Nenhum comentário: