28.6.11

Curta mostra a vida como ela é, mas em 140 caracteres

Para quem não pôde ir na estreia no último dia 15, tem hoje mais uma oportunidade de ver o curta "A Vida em 140 Caracteres", do diretor Alexandre Baena. O filme será mostrado às 19h, na Saraiva MegaStore, do Boulevard Shopping, com entrada franca. Após a exibição será apresentado o making off do curta e haverá um papo aberto com o elenco.

O filme retrata um jovem que vive em dois mundos contando sua história com 140 caracteres de limite, Paulo Afonso, também conhecido como @plugadu nas Redes Sociais. Em meio sua rotina, o jovem tem seu celular roubado e ao invés de chamar a policia, ele inicia uma jornada virtual para tentar recuperar seu aparelho. O paralelo entre o real e a ficção permeia o curta.

@Plugadu narra cada momento do seu dia de maneira intensa utilizando a rede como uma ferramenta básica de comunicação fundamental em seu dia a dia, até que algo acontece, em meio a sua rotina aparentemente normal seu smartphone é roubado e esse fato desencadeia a mais real e absurda jornada de sua vida em busca do seu tão amado portal para o mundo virtual, o local em que ele de fato sente-se seguro e senhor de suas ações.

Durante essa jornada, o real e a ficção traçam um paralelo interessante na linguagem audiovisual, utilizando-se de personagens ficcionais, como @Plugadu (Sol Henriques) e o ladrão (Wallace Host), mas também figuras reais, presentes nas Redes Sociais.

Para quem está na rede, não será difícil identificar figuras como @Bina_jares, @RSalame, @rosijatene, @guimaraesjess, entre outros que também foram convidados, através de seus perfis na Rede Social, como foi a atriz Karol Amaral (@KarolAmaral) e perfis do imaginário virtual local como @AcaiGrosso, @ChuvaDasDuas e @PeriquitodoCAN, materializados pela primeira vez pela produção.

Para o diretor Alexandre Baena, um dos pontos fortes do curto é a temática universal com pitadas regionais, isso tudo dentro de um modelo que permite a migração entre vários idiomas deixando o projeto com um perfil global, uma vez que os textos serão transcritos em Português, Inglês, Francês e Espanhol, visando a participação em festivais nacionais e internacionais, exibições em televisão e também internet. A Vida em 140 Caracteres é um projeto que tem patrocínio da VIVO e apoio de Saraiva Megastore e Sol Informática.

(com informações de Alexandre Baena)

Nenhum comentário: