22.6.11

I Salão Xumucuís de Arte Digital abre inscrições para artistas todo o país

As propostas podem ser inscritas on line pelo site do xumucuis ou enviadas pelo e-mail xumucuis@gmail.com, até 25 de julho. Serão recebidos trabalhos nas diversas áreas da arte digital como vídeo-arte, vídeo-instalação, vídeo-objeto, gravura digital, performance e web-arte. Os resultados serão divulgados no dia 27 de julho e abertura do Salão será no dia 18 de Agosto na Sala Valdir Sarubbi do Museu Casa das Onze Janelas.

O site Xumucuís promove o evento que promete trazer à tona artistas e obras que vem se destacando no universo da arte digital. Com presença marcante em todos os grandes salões de arte e exposições no mundo inteiro desde os anos 1980, a arte digital vem adquirindo novas perspectivas na última década com revolução digital que tomou conta da contemporaneidade. No Brasil há 10 anos já existem eventos artísticos específicos de arte e tecnologia, porém no Pará ainda existia esta lacuna.

O site, especializado em artes visuais, patrimônio artístico/histórico e museus, elaborou e aprovou o projeto para realizar o Primeiro Salão Xumucuís de Arte Digital, exposição exclusiva para arte digital e convergências entre arte e tecnologia. Um projeto inovador aprovado em edital nacional da Oi Futuro pra colocar o Pará no mapa da arte e tecnologia.

Artistas paraenses como Val Sampaio, Vitor Lima, Melissa Barbery, Luciana Magno, entre outros, conquistaram espaço com trabalhos que extrapolam as fronteiras plásticas gerando obras de arte híbridas que conquistaram espaço definitivo no meio artístico com conceito, forma e inovação.

A comissão de seleção e premiação do Primeiro Salão Xumucuís de Arte Digital será composta pelo doutor e curador Orlando Maneschy, pela mestre em artes e fotógrafa Flavya Mutran e pelos artistas visuais Alberto Bitar e Roberta Carvalho, além do curador do salão e pesquisador, Ramiro Quaresma. Serão selecionados 30 trabalhos de artistas nacionais e locais com premiação para os 05 trabalhos mais bem avaliados pela comissão.

A produção é da Espiral Multimeios, patrocínio da Oi, Secretaria de Cultura do Pará, Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves e Governo do Pará via Lei Semear, tecnologia da SOL Informática e apoio cultural da Oi Futuro. O Salão é uma iniciativa do curador independente Ramiro Quaresma e da produtora Deyse Marinho.


Valdir Sarubbi - saudades (1939 - 2000)
Homenagem - O espaço para sua abertura não deve ter sido escolhido por acaso, já que foi também Valdir Sarubbi que inspirou nome do site que faz referência à instalação do artista levada, em 1971, à 11ª Bienal de Artes de São Paulo.

Mais informações: 91 8239 2476 ou pelo e-mail xumucuis@gmail.com/ e Twitter @xumucuis

Nenhum comentário: