18.8.11

1º Salão Xumucuís leva arte virtual para a galeria


Refletir, obra de Miriam Duarta (MG/SP)
O 1º Salão Xumucuís de Arte Digital abre nesta quinta-feira, 18, trazendo uma oportunidade única para o público que poderá interagir e ver de perto trabalhos artísticos que são encontrados quase que exclusivamente no ambiente virtual. 

São obras em vídeo-instalações, web-arte, gravuras digitais entre tantos outros trabalhos selecionados para a mostra que ficará aberta até dia 18 de setembro na sala Valdir Sarubbi, no Museu Casa das Onze Janelas.

Cinco artistas foram premiados depois de passar pelo crivo exigente do júri, formado pelos artistas Flavya Mutran, Mestre em Arte Digital, Roberta Carvalho, artista visual que vem se destacando dentro de uma nova geração de artistas paraenses, e Orlando Maneschy, jornalista, fotógrafo e Doutor em Semiótica.

Not Found, de Victor De La Rocque (PA)
Sem uma classificação de primeiro ou segundo lugar, forma premiados nesta primeira edição: Flamínio Jallageas (SP), com o vídeo instalação Platôs (2009), o Grupo Hyenas (RJ), com a video instalação “A Borboleta e o Tigre” (versão HD - 2004 – 2011) e Míriam Duarte (MG/SP), também com uma vídeo-instalação intitulada “Refletir” (2011), além de Ricardo O’Nascimento (RJ), com o vídeo-arte “Authority” (2008) e o paraense Victor De La Rocque (PA), que inscreveu a web arte, “Not Found” (2011).

Além deles, também foram selecionados mais 23 artistas, entre eles paraenses como Luciana Magno, Vitor Souza Lima e Ruma. Idealizado pelo designer, pesquisador de arte e blogueiro, Ramiro Quaresma, o salão ganhou o nome de um blog criado por Ramiro, que homenageia o artista plástico paraense (de Bragança-PA) falecido no ano 2000, Valdir Sarubbi.  Xumucuís foi nome dado por ele a sua instalação que participou, em 1971, da 11ª Bienal de São Paulo, uma obra de cor e som amazônicos. 

Para realizar o salão, Rammiro  vinha observando a participação destes artistas da web há algum tempo, por meio de suas participações em várias exposições realizadas em Belém. “Vi a grande força da arte digital aqui, com montagens fotográficas, projeções, trabalhos com web. Então percebi que tinha um espaço para se fazer um salão especifico e reunir em um só espaço tudo isso”, explica Ramiro.

Authority, Ricardo O’Nascimento (RJ)
A idéia não só deu certo, como foi ampliada para todo o país. O resultado foram as mais de 200 inscrições recebidas de artistas, alguns deles já consagrados, vindos de todas as regiões do país. É o caso do artista espanhol radicado em São Paulo, Fernando Velazques, premiado como Menção Honrosa .

Velazques é formado em Design de Multimídia pela Faculdade de Comunicação e Artes do Senac São Paulo, tem especialização em Vídeo e Tecnologias online/offline pelo Mecad Media Center de Barcelona (Espanha) e é mestre em Moda, Cultura, e Arte pela Faculdade Senac de Moda. Em sua trajetória, já recebeu inúmeros prêmios, entre eles, o prêmio Vida Artificial 11.0 de incentivo à produção artística. A segunda Menção Honrosa é do paraense Ricardo Macêdo.

“Abrir este leque para o país era uma coisa óbvia, afinal a internet já se abre nesta extensão na medida em que está no ambiente virtual e pode ser acessado a qualquer momento. Arte digital é um processo artístico que, em que alguma etapa, passa pelo ambiente do computador”, diz Ramiro, coordenador do Salão Xumucuís.

Na exposição, o público também poderá interagir, com as vídeo instalações e outras obras que para existir, precisam da participação humana, concretizando o maior objetivo do projeto que é ampliar o reconhecimento da arte digital, colocando-a ao lado da arte tradicional.

“Não existe barreiras entre público e artista, pois o acesso é direto entre, já acontece, na internet, no youtube, em blogs. Mas agora o público poderá conferir tudo de perto e em só espaço e ter uma idéia mais concreta do que é a arte digita”, finaliza Quaresma.

Vídeo instalação Platôs - Flamínio Jallageas (SP)
Patrocinado pelo Instituto Oi Futuro, via Lei Semear de Incentivo á Cultura do Governo do Estado do Pará, o Salão Xumucuís de Arte Digital ficará aberto até o dia 18 de setembro. 

Na próxima segunda-feira, 22, a coordenação do evento vai divulgar a programação paralela ao salão, que trará palestras, debates e workshops a serem ministradas por alguns dos artistas que estão participando do salão.

Serviço
I Salão Xumucuís de Arte Digital. Abertura nesta quinta-feira, 18 de agsoto, a partir das 19h, na Sala Valdir Sarubbi, do Museu Casa das Onze Janelas. Ficará aberto a visitação até 18 de setembro, de terça a domingo. Entrada franca. A programação de palestras e workshops será divulgada nesta segunda-feira, 22. Mais informações: 91 8239.2476.

Nenhum comentário: