![]() |
Rosa (Dira Paes) e Deisy (Letíica Cardoso) rumo a Belém |
Agora está confirmada. A pré-estreia do curta “Ribeirinhos do Asfalto” acontecerá neste domingo, 21, a partir das 18h, no Cine Líbero Luxardo como parte da programação do aniversário dos 25 anos do cineminha do Centur.
A diretora Jorane Castro e o ator Adriano Barroso voltaram literalmente nas nuvens para Belém, trazendo em mãos os dois prêmios recebidos no Festival de Gramado, realizado de 05 a 13 de agosto no Rio Grande do Sul, Melhor Atriz para Dira Paes, e Melhor Direção de Arte para Rui Santa Helena.
A exibição comemora junto ao público e à equipe do filme, os Kikitos da 39ª edição do Festival de Gramado e o Prêmio conquistado em Rondônia. E ainda tem mais o que comemorar. Além do pré-lançamento em Belém e da participação no festival que é considerado um dos mais tradicionais e reconhecidos pelo público no país, Ribeirinhos do Asfalto também ganhou Prêmio de Melhor Produção Amazônica no 2º Curta Amazônia, que aconteceu de 1º a 5 de agosto em Porto Velho, capital de Rondônia, e estará na 22ª Mostra Internacional de Curta Metragem de São Paulo, programação que rola de 25 de agosto e 02 de setembro, na capital paulista. O curta será exibido dentro da Mostra Brasil, no dia 26, às 17h, na Cinemateca do BNDES.
![]() |
Jorane na locação de Ribeirinhos, em Marituba |
Professora do Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da UFPA, Jorane Castro foi a única representante da região Norte/Nordeste no festival de Gramado.
A cineasta, que roteirizou, produziu e dirigiu o premiado “Ribeirinhos do Asfalto”, traz na trajetória, o filme Post-Scriptum, apresentado como trabalho de conclusão do curso de graduação em cinema feito na França.
Até o momento, Jorane contabiliza mais de dez filmes produzidos, entre eles, acumulando a direção, o documentário “Invisíveis Prazeres Cotidianos” - retratos de Belém do Pará descrito por jovens blogueiros - e a ficção “As Mulheres Choradeiras” - lançado em 2000, com repercussão internacional, sendo exibido no festival de Cannes, na França, e vencedor do Prêmio do Júri Canal + (Créteil 2001 / França).
![]() |
Dira Paes ganha mais um prêmio com o cinema paraense |
Mais três, que foram bem votados, mas não ficaram entre os primeiros cinco, serão mostrados na Sessão Repescagem, que vai até sexta, 19, em sessões que acontecem às 16h, e ainda haverá filmes na Sessão Maldita, sexta (19), às 21h, e na Sessão Cult, sábado (20), às 16h.
Confira tudo aqui
SESSÃO REPESCAGEM – 16h
Quarta - 8º lugar – Lavoura Arcaica - Luiz Fernando Carvalho. (BR. 2001)
Quinta -7º lugar – O Homem que amava as mulheres - François Truffaut. (FR. 1977)
Sexta - 6º lugar – A Doce Vida – Federico Fellini (FR/IT 1960)
SESSÃO VENCEDORES – 19H
Quarta - 5º lugar - Bastardos Inglórios - Quentin Tarantino. (EUA. 2009)
Quinta - 4º lugar - Piaf - Um Hino ao Amor - Olivier Dahan. (REP TCHE, FR, RU. 2007)
Sexta - 3º lugar – A Tortura do Medo - Michael Powell. (RU, 1960)
Sábado - 2º lugar – Arca Russa - Aleksandr Sokurov. (RUS. 2002)
Domingo - 1º lugar – Sangue Negro - Paul Thomas Anderson. (EUA, 2007)
SESSÕES BÔNUS
Sexta - 21h – Sessão Maldita - “Um Lagarto com Pele de Mulher” - LUCIO FULCI. (ITA. 1971)
Sábado - 16h – Sessão Cult - “O homem que não vendeu sua alma” - Fred Zinnemann. (ING. 1966)
SESSÃO PRÉ-ESTREIA
Domingo - às 18h - “Ribeirinhos do Asfalto”, de Jorane Castro.
Serviço
No Cine Líbero Luxardo - Av. Gentil Bittencourt, 650, Térreo – Centur. De 17 a 21 de agosto, quarta a domingo. Entrada Franca (Os ingressos serão distribuídos gratuitamente uma hora antes das sessões, respeitando a lotação do espaço). Informações: 91 3202 4321 / cinelibero@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário