17.8.11

“Ribeirinhos" ganha sessões em Belém e São Paulo


Rosa (Dira Paes) e Deisy (Letíica Cardoso) rumo a Belém
Agora está confirmada. A pré-estreia do curta “Ribeirinhos do Asfalto” acontecerá neste domingo, 21, a partir das 18h, no Cine Líbero Luxardo como parte da programação do aniversário dos 25 anos do cineminha do Centur.

A diretora Jorane Castro e o ator Adriano Barroso voltaram literalmente nas nuvens para Belém, trazendo em mãos os dois prêmios recebidos no Festival de Gramado, realizado de 05 a 13 de agosto no Rio Grande do Sul, Melhor Atriz para Dira Paes, e Melhor Direção de Arte para Rui Santa Helena.

A exibição comemora junto ao público e à equipe do filme, os Kikitos da 39ª edição do Festival de Gramado e o Prêmio conquistado em Rondônia. E ainda tem mais o que comemorar. Além do pré-lançamento em Belém e da participação no festival que é considerado um dos mais tradicionais e reconhecidos pelo público no país, Ribeirinhos do Asfalto também ganhou Prêmio de Melhor Produção Amazônica no 2º Curta Amazônia, que aconteceu de 1º a 5 de agosto em Porto Velho, capital de Rondônia, e estará na 22ª Mostra Internacional de Curta Metragem de São Paulo, programação que rola de 25 de agosto e 02 de setembro, na capital paulista. O curta será exibido dentro da Mostra Brasil, no dia 26, às 17h, na Cinemateca do BNDES.

Jorane na locação de Ribeirinhos, em Marituba
Professora do Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da UFPA, Jorane Castro foi a única representante da região Norte/Nordeste no festival de Gramado. 

A cineasta, que roteirizou, produziu e dirigiu o premiado “Ribeirinhos do Asfalto”, traz na trajetória, o filme Post-Scriptum, apresentado como trabalho de conclusão do curso de graduação em cinema feito na França. 

Até o momento, Jorane contabiliza mais de dez filmes produzidos, entre eles, acumulando a direção, o documentário “Invisíveis Prazeres Cotidianos” - retratos de Belém do Pará descrito por jovens blogueiros - e a ficção “As Mulheres Choradeiras” -  lançado em 2000, com  repercussão internacional, sendo exibido no festival de Cannes, na França, e vencedor do Prêmio do Júri Canal + (Créteil 2001 / França). 

O curta mais recente conta a história de Deisy moradora da Ilha do Combú, localizada no outro lado do rio, em frente a Belém. Sonhando em vir morar na cidade, no meio de todas as luzes que vê a noite da sua casa, ela onta com a ajjuda de sua mãe, que vai tentar realizar este desejo.

Dira Paes ganha mais um prêmio com o cinema paraense
Líbero - A comemoração dos 25 anos do Líbero Luxardo traz também ao seu público uma programação toda especial, feita junto com os internautas que acessaram o blog do cinema e votaram nos filmes que gostariam de (re) ver. Serão exibidos os cinco mais votados, na Sessão Vencedores, a partir de hoje, até domingo, sempre às 19h.

Mais três, que foram bem votados, mas não ficaram entre os primeiros cinco, serão mostrados na Sessão Repescagem, que vai até sexta, 19, em sessões que acontecem às 16h, e ainda haverá filmes na Sessão Maldita, sexta (19), às 21h, e na Sessão Cult, sábado (20), às 16h.

Confira tudo aqui 

SESSÃO REPESCAGEM – 16h
Quarta - 8º lugar – Lavoura Arcaica - Luiz Fernando Carvalho. (BR. 2001)
Quinta -7º lugar – O Homem que amava as mulheres - François Truffaut. (FR. 1977)
Sexta - 6º lugar – A Doce Vida – Federico Fellini (FR/IT 1960)

SESSÃO VENCEDORES – 19H
Quarta - 5º lugar - Bastardos Inglórios - Quentin Tarantino. (EUA. 2009)
Quinta - 4º lugar - Piaf - Um Hino ao Amor - Olivier Dahan. (REP TCHE, FR, RU. 2007)
Sexta - 3º lugar – A Tortura do Medo - Michael Powell. (RU, 1960)
Sábado - 2º lugar – Arca Russa - Aleksandr Sokurov. (RUS. 2002)
Domingo - 1º lugar – Sangue Negro - Paul Thomas Anderson. (EUA, 2007)

SESSÕES BÔNUS
Sexta - 21h – Sessão Maldita - “Um Lagarto com Pele de Mulher” - LUCIO FULCI. (ITA. 1971)
Sábado - 16h – Sessão Cult - “O homem que não vendeu sua alma” - Fred Zinnemann. (ING. 1966)

SESSÃO PRÉ-ESTREIA
Domingo - às 18h - “Ribeirinhos do Asfalto”, de Jorane Castro.

Serviço
No Cine Líbero Luxardo - Av. Gentil Bittencourt, 650, Térreo – Centur. De 17 a 21 de agosto, quarta a domingo. Entrada Franca (Os ingressos serão distribuídos gratuitamente uma hora antes das sessões, respeitando a lotação do espaço). Informações: 91 3202 4321 / cinelibero@gmail.com

Nenhum comentário: