1.8.11

Trash metal e jazz vencem na Seletiva Se Rasgum em Marabá

Antcorpus (fotos desta postagem: Renato Reis)
Uma banda de jazz e uma de trash metal são as primeiras confirmações do VI Festival Se Rasgum, que será realizado nos dias 18, 19 e 20 de novembro, em Belém. As bandas Pirucaba Jazz e Antcorpus foram selecionadas na primeira Seletiva Se Rasgum na cidade Marabá, região sudeste do Pará. 

A seletiva recebeu inscrições de artistas com trabalho próprio da região, que passaram por uma avaliação de três jurados que, através de suas notas, escolheram os10 artistas que se apresentaram na noite de domingo, 24, na praça São Félix, orla do Rio Tocantins, em Marabá. O evento emendou na programação do III Festival Rock Rio Tocantins, nas noites de sexta e sábado, 22, e 23, e teve o patrocínio da Conexão Vivo e Petrobrás e a realização da Se Rasgum Produções em parceria com a Secretaria de Cultura de Marabá.

Cada banda classificada tinha 15 minutos para apresentar seu trabalho para três novos jurados (o jornalista Vladimir Cunha, o músico Jayme Pontes e o multinstrumentista marabaense Junior do Teclado). O público presente também votou na sua banda favorita. As apresentações começaram às 19h30, e o público que chegava na praça era, na maioria, de jovens e de famílias, com crianças e um clima que fez com que o evento se tornasse ainda mais agradável e importante para a cidade e para o cenário local.

Pirucaba é jazz garantido no SSe Rasgum
Refletindo a diversidade que o Festival Se Rasgum vem trabalhando como sua característica principal, bandas de estilos diversos se apresentaram na noite de domingo, 24 de julho, em Marabá, em estilos como indie, pop, trash metal, jazz, instrumental, punk etc. E os estilos musicais mais antagônicos se consagraram entre jurados e público, que elegeram a banda de Parauapebas Antcorpus, representante do estilo trash metal com letras em português e performance que levantou o público.

E quem ficou em primeiro lugar foi o quarteto de jazz Pirucaba. O grupo, que nunca se apresentou em Belém, contou que se inscreveu sem muitas pretensões, mas com o objetivo de mostrar seu som. Para a banda, a chance de participar do Festival Se Rasgum é um incentivo ainda maior para que a banda se profissionalize mais e entre no circuito da música autoral e instrumental do estado. 

“Ano passado tivemos muita vontade de tocar no Conexão Vivo que aconteceu aqui em Marabá, mas ainda não tínhamos um trabalho autoral. Mas agora, como já tínhamos algumas composições próprias, resolvemos arriscar na Seletiva para participar do Festival Se Rasgum”, afirma Kim Guedes, um dos integrantes do grupo. O Pirucaba Jazz ganhou um pacote de prêmios da produtora Se Rasgum que inclui, entre outras coisas, gravação, ensaio, release profissional e ensaio fotográfico, além de estar na programação do VI Festival Se Rasgum, de 18 a 20 de novembro, em Belém.

Os outros grupos que participaram da Seletiva Se Rasgum em Marabá foram: Rock Nature, 16 Bits, Pablo Belusso, Black Jr., Matriz 104, Antônio Coelho e Projeto Vertigem, Prima Matéria e Tensão Plena. 

E o encerramento da noite ficou com o show de Juca Culatra, acompanhado da excelente Cristal Reggae, que encerraram as apresentações com mais de uma hora de clássicos do reggae, versões e músicas de Juca Culatra, que além de ter lançado seu primeiro CD há menos de um mês, foi um dos vencedores das Seletivas Se Rasgum em Belém, no ano de 2009.

(com informações da Se Rasgum - www.serasgum.com.br)

Um comentário:

Markhus Lopes disse...

Mto boa a matéria! É o Sul e Suldeste do Pará mostrando a sua cara no cenário Estadual e quem sabe no cenário Nacional!