15.8.11

Banda Maquine estréia no próximo sábado

Por Nicolau Amador da Pro Rock (fonte: Guiart)

A apresentação será dentro do Ensaio Aberto, projeto promovido há mais de 12 anos pelo empresário Ná Figueredo, desenvolvido este ano em parceria com o ponto de cultura e associação Pró Rock. Formado por Bruno Rabelo (guitarra), Raniery (bateria e programações), Cristovão Simões (contrabaixo) e os letristas Lázaro Magalhães e Marco Tuma (vozes), o grupo Maquine surgiu em 2010, reunindo ex-integrantes de vários projetos musicais baseados em Belém e Rio de Janeiro.

Raniery, Bruno Rabelo e Marco Tuma foram parceiros de banda no Mohamed, grupo de rock alternativo que vicejou nos anos 1990 em Belém. Transitando entre o Rio e Janeiro e Belém, o baterista Raniery também já fez parte de times como as bandas Savant (thrash metal) e Tampa da Laranja (MPB e instrumental), além da banda Delinqüentes (punk/hardcore), nos anos 90, em Belém.

Ao lado do jornalista Lázaro Magalhães, Bruno Rabelo foi também um dos integrantes do grupo Cravo Carbono. O grupo foi um dos precursores da retomada das guitarradas na cena pop paraense no final dos anos 90 - após doze anos de atividades, o grupo se desfez em 2008. O contrabaixista Cris Simões, o mais novo integrante do grupo, traz na bagagem as experiências de suas passagens pelas bandas Acordalice e La Pupuña.

Das paragens da cena das casas noturnas de Belém, Simões traz um sopro a mais para o arejo criativo a que se propõe respirar o grupo Maquine: composições calcadas firmemente num trabalho autoral que busque independência, sotaque próprio, maturidade e passeios por novos terrenos musicais.

De forte orientação pela produção independente - amparada por ferramentas de propagação pela web -, o coletivo musical de Belém se fundou unindo interesses vários em poesia, experimentalismo eletrônico, rock, jazz, world music e música brasileira com forte influência do sotaque de guitarras do Norte do País (como das guitarradas paraenses e de gêneros caribenhos como o merengue e o zouk).

O trabalho vocal é um dos diferenciais do grupo: munição poética aliada a experimentos e interesses sonoros sem fronteiras ou preconceitos. Como bem resume o guitarrista Bruno Rabelo: "Maquine é lambada, mar do caribe, mãe África e sons quatro por quatro do mundo. Não é apegado a uma década específica. Por que não um samba dos anos 30? Por que não um eletromelody paraense do século 21? Sem amarras".

Mais - O MC Bruno B.O. é a outra atração do Ensaio Aberto. Ex-vocalista da banda Carmina Burana, B.O. transitou pelo rock nos anos 1990 e na última década se assumiu como rapper tendo reconhecimento nacional de seu trabalho.

Já são 16 anos na estrada e mesmo tendo passado por muitos grupos, Bruno não esconde a importância do Carmina Burana para sua carreira e sua vida: “O Carmina era foda. Energia, ativismo e qualidade dos músicos, além de total sincronia com o público. Foi onde aprendi tudo, aprendi a encarar o público e repassar uma informação, compartilhar conhecimento, incitar”, conta.

Foi em um dia do ano de 1994, quando a banda ainda nem tinha este nome e se apresentou em uma feira cultural de um colégio da cidade que ocorreu o início de uma carreira que anos depois renderia o CD demo “Direito de Resposta - BR 316” (1999), o prêmio de “Revelação do ano” em 2007 pelo site www.reggaemovimento.com e a seleção em primeiro lugar para o V Festival Se Rasgum, de 2010.

Ensaio Aberto - O projeto acontece sempre aos sábados às 17h na loja Ná Figueredo (Av. Gentil Bittencourt, 449) e este será a primeira edição deste segundo semestre, que vai contar com a participação das bandas Projeto S.I.M, Warpath, Paris Rock, Octoplugs, SuperBad e muitas outras.

Nenhum comentário: