8.8.11

Ricardo Andrade abre a primeira exposição individual

São 16 trabalhos, onde o artista transita entre a pintura, o desenho e outras técnicas mistas. "Do Silêncio do Gabinete” já pode ser vista no Espaço Cultural Banco da Amazônia, com curadoria do artista visual Neuton Chagas. 

Formado em Medicina Veterinária Ricardo expõe pela primeira vez individualmente, seus trabalhos artísticos. Segundo Ricardo, através do edital do Banco da Amazônia Arte Visuais 2011.

“Seus traços são vigorosos, delicados, contidos, detalhistas. Suas composições estão impregnadas de uma artesania pacientemente executada, repletas de informações que não comprometem sua visualidade”, interpreta Neuton Chagas.

"É uma fase única, sem começo e sem fim. Sempre gostei de pintar a natureza, permanentemente as coisas boas das manhãs, das águas, das plantas, dos bichos e relacioná-las com a natureza humana que às vezes é boa e às vezes, não, além de trabalhar uma reflexão sobre isso”, explica Ricardo.

Foi brincando com argila, tintas a base de óleo, aquarelas, guache e massas, ainda na infância que Ricardo descobriu a veia para as artes plásticas. “Eu gostava de desenhar e pintar e como educadora, minha avó colocou à minha disposição muitos materiais. Já meu pai gostava de desenhar e foi ele quem me ensinou a mexer com as canetinhas de nanquim, e claro, minha mãe, foi grande incentivadora dos meus trabalhos”, diz o artista.

Para o curador, Ricardo Andrade, artista autodidata, respira compassadamente sem pressa de chegar. 

De acordo com Neuton, ele possui “uma lentidão processual, necessária para nos propor um modo de recortar o sensível e de revelar seus afetos com o universo que ele pertence.

Seu processo criativo é realizado em um gabinete adaptado para materializar suas elucubrações. Um espaço como outro qualquer que guarda ânsias, temores, receios e, acima de tudo, muita paixão em se atirar no gesto”, finaliza.

Serviço
Exposição “Do Silêncio do Gabinete” de Ricardo Andrade. No Espaço Cultural Banco da Amazônia – Av. Presidente Vargas, em frente a Praça da República.

Nenhum comentário: