3.6.14

Barrela, de Plínio Marcos em Belém pela 1ª vez

A obra narra as relações conflituosas de cinco presos, que estão o tempo todo buscando maneiras de se assegurar perante os outros, por brigas, olhares, imposições e até mesmo pela demência. O espetáculo vai ser apresentado dias 7, 8, 14 e 15 de junho, na Casa da Atriz. Tem que chegar cedo, poucos lugares.
          
O espetáculo do grupo "Os Varisteiros" busca discutir a relação de opressão dentro dos presídios, mas estabelecendo uma visão maior para o social, a partir da sua disposição espacial e seus símbolos que entram em confronto com quem assiste. A direção é de Maycon Douglas. No elenco, estão os atores Bruno Rangel, Gabriel Antunes, Leonardo Moraes, Marcelo Andrade, Marcus Silva e Raoni Moreira.

A partir das imagens simbólicas de oprimido e opressor, o espetáculo mostra como os presidiários estabelecem uma ordem dentro da cela, o sistema carcerário que estabelece uma ordem dentro da prisão, a justiça federal que estabelece uma ordem no sistema, o governo que instaura a sua justiça e a sociedade que compactua. Mostrando um sistema frágil em todas as suas relevâncias.

“O ímpeto de sobreviver é que os deixa em um estado de prontidão e de ataque. Esta obra provoca o olhar para a direção dos excluídos, os que estão à margem da sociedade, mas sem um ponto de repúdio ou defesa, ela apenas mostra ao espectador um fato da própria realidade carcerária”, explica o diretor do espetáculo, Maycon Douglas.

Esta é terceira montagem do grupo "Os Varisteiros" realizada este ano. No início do primeiro semestre foram encenadas as obras “Nó de 4 Pernas” e “Sonho de Uma Noite de Inverno” , ambas do dramaturgo paraense, Nazareno Tourinho.

Os Varisteiros nasceu da união dos egressos do Curso Técnico de Formação em Ator (2011) da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará - UFPA, com o intuito de permitir a inserção dos recém-formados atores no celeiro de produção teatral da cidade de Belém. 

Fundado em 2012, fora dos parâmetros da academia, o grupo surgiu possibilitando a estes artistas à atividade criadora de pesquisa e experimentação cênica, as próprias montagens, a descoberta de uma poética de trabalho, a vivência em grupo de teatro e, sobretudo, viabilizando a realização de espetáculos ao grande público paraense.

Sobre o autor -  Considerado um autor maldito, o escritor e dramaturgo  paulista, Plínio Marcos, foi um dos primeiros a retratar a vida dos submundos de São Paulo. Poucos escreveram sobre homossexualismo, marginalidade, prostituição e violência com tanta autenticidade. Era, segundo ele mesmo afirmava, "figurinha difícil". Além de dramaturgo e escritor,  foi diretor, ator e jornalista.

Mais informações: 

Site: http://www.osvaristeiros.com
Página: https://www.facebook.com/osvaristeiros
Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=yCc5Lujjgi4&feature=youtu.be

Serviço
Data: 7, 8, 14 e 15 de junho. Sessões: 19h e 20h. A Casa da Atriz (Rua Oliveira Belo, 95 - Entre Av. Generalíssimo Deodoro e Trav. Dom Romualdo de Seixas).  Ingresso: R$20 (Inteira)/R$10 (Meia)
Censura: 18 anos. Parceria com o Dirigível Coletivo de teatro.

Nenhum comentário: