5.6.14

Espaços de arte abertos ao público neste domingo

Com o intuito de estimular a visitação do público e desenvolver uma rede de ações socioculturais, o projeto “Circular Campina – Cidade Velha” retoma as atividades no próximo domingo (8), das 11h às 18h, em diversos espaços de arte de Belém. Participam a Kamara Kó Galeria, Gotazkaen, Atelier do Porto, Elf Galeria, a loja de discos discosaoleo, Espaço Oficina-Assim , Casa do Palhaço e Restaurante Dona Joana.

O projeto realizou a primeira edição ano passado e a oferta de produtos culturais é diversa: são exposições de fotografia, pinturas, gravuras, desenhos, projetos de música, além de uma feirinha de troca de objetos artísticos e espetáculo de teatro. 

Dessa forma, o projeto foi criado para divulgar atividades artísticas na capital e também como forma de preparação para as celebrações dos 400 anos de Belém, a ser comemorado em 2016. Esta é uma primeira etapa do “Circular Campina – Cidade Velha” para conquistar parceiros das iniciativas pública e privada. 

O mote principal é sair para as ruas dos dois bairros do centro histórico e elaborar programações junto às comunidades da região, a fim de que a partir da arte, projetos de inclusão social e cidadania possam ser desenvolvidos, com estímulo à preservação do patrimônio.

Kamara Kó
“A proposta pretende, além de valorizar a área histórica, a melhor apropriação e utilização das estruturas e edificações ali existentes, subutilizadas, sobretudo nos finais de semana e período noturno, por atividades culturais, estimulando a criação e fortalecimento de negócios culturais e associados”, defende Makiko Akao, idealizadora do projeto.

 Aliado a esse objetivo, o projeto tem ainda missão de formar apreciadores e consumidores de arte, já que Belém possui um cenário que ainda precisa ser desenvolvido, aproximando o público dos espaços que produzem bens culturais. 

“Todos tem um objetivo comum, que é abrir seus espaços para facilitar o acesso do público ao consumo de arte, divulgar os artistas e seus trabalhos, criar novos colecionadores ou interessados em arte e assim fomentar mercado artístico”, diz Makiko.

Programação

  • A Kamara Kó apresenta a exposição “Navegante da Luz”, de Miguel Chikaoka, além de obras de Flavya Mutran, Alberto Bitar, Ionaldo Rodrigues, Pedro Cunha, Octávio Cardoso em pequenos formatos – que mostra a diversidade da produção fotográfica contemporânea de Belém.
  • Na loja de discos discosaoleo haverá a inauguração do espaço, com pocket shows do The Tump!, Molho Negro acústico, banda Zeromou e a participação da cantora Ana Clara.
  • Com uma feirinha de trocas, a Galeria Gotazkaen realiza o “Poukas Trancaz”, com horário diferenciado, a partir das 16h. Para o evento, o visitante pode levar sua fotografia, desenho, pintura, poema, e etc, no formato 10x15cm, em papel fotográfico ou couché para a realização da troca. Além disso, haverá exposição do fotógrafo Laércio Esteves.
  • A Elf Galeria apresenta exposição "Notas sobre o Esquecimento, Caderno das Águas e Outras Páginas", do artista Armando Sobral, com obras feitas em suportes diversos. O artista trata da memória, esquecimento e transitoriedade. Obras de pequenos formatos também estarão disponíveis.
  • O Atelier do Porto vai apresentar obras do acervo, recentemente expostas na feira “Demográfica”, com diferentes linguagens. São trabalhos de artistas de diferentes gerações, entre pinturas, gravuras, desenhos e fotografias.
  • O espaço Oficina Assim vai apresentar exposição de desenhos do ilustrador Fábio Vermelho, influenciada pela ficção científica, cultura da década de 1950 e muito rock’n’roll, além de obras de PP Condurú.
  • A Casa dos Palhaços Trovadores vai apresentar o projeto "Tem Gente na Casa", com Cia Uó de Palhaçaria, apresentando o espetáculo "Síndrome de Clown”.
  • O Restaurante Dona Joana servirá pratos saborosos e livres de gllúten, recebendo os circulantes com a simpatia de sempre, boa música, sobremesas e café.

Nenhum comentário: