10.6.14

NPD lança Web TV e catálogo virtual de produtos

Mais de 290 filmes do acervo da Mostra Pará ficam disponibilizados ao público. O lançamento será nesta terça-feira, 10, às 17h, com exibição dos curtas “All You Need Is Love”, de Wagner Depintor (SP) e “Custo do Progresso”, de Carlos Alexander (Canaã dos Carajás – PA), no teatrinho do IAP, com entrada franca.

O Núcleo de Produção Digital Pará – NPD Pará, localizado no Instituto de Artes do Pará, apresenta ao público sua Web TV e o catálogo de títulos do seu acervo, com destaque às produções paraenses que fazem parte da “Mostra Pará”, compilação com mais de 290 filmes e vídeos produzidos no Estado. 

A publicação digital engloba ainda as mostras “Parazinho” e “Pirilampo”, com animações infantis - sendo esta última uma parceria com a Fundação Curro Velho - além de outros 300 títulos de obras nacionais e internacionais, sendo a maioria já exibidos no Cine Alexandrino Moreira e parcerias pelo Estado.

Dentre os 295 títulos que compõe as Mostras Pará e Parazinho, são encontradas produções das cidades de Santarém, Santarém Novo, Canaã dos Carajás, Castanhal, Vigia, Marabá,Chaves, Bragança, Anajás, Santa Isabel, Parauapebas, Capanema, Marapanim, Gurupá, Ponta de Pedras, Monte Alegre, Salvaterra, Cachoeira do Arari, Óbidos e Mosqueiro.

Além das produções realizadas no Pará, o catálogo disponibiliza ainda o acervo nacional e internacional, com mais de 300 produções de várias regiões do Brasil e de países latino-americanos como Cuba, em parceria com a Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba - San Antonio de los Baños.

Foi no final de 2012 que o NPD Pará iniciou o processo de catalogação das produções fílmicas realizadas em todo o Estado. Em quase dois anos, foram catalogados mais de 290 títulos, entre animações, ficções e documentários, de média e curta duração, dando origem à Mostra Pará, uma programação que circula por diversas cidades, em parceria com prefeituras, associações e a sociedade civil organizada em projeções ao ar livre, em apresentações que geraram um público de mais de 10 mil espectadores em cerca de 100 cidades paraenses, e sempre de forma gratuita.

A receptividade das ações de exibição do IAP através do NPD Pará levou a criação do catálogo virtual, onde o público encontra todos os filmes disponíveis no acervo. Por sua, importância a “Mostra Pará” ganhou espaço especial, incluindo fotos, sinopses e contatos dos realizadores. Na “Mostra Parazinho” estão as diversas produções independentes do cinema de animação, além da “Mostra Pirilampo” da Fundação Curro Velho, e das animações vencedoras do CulturAnimação e episódios do Catalendas (Funtelpa), que estão incorporadas à “Mostra Parazinho”.

De acordo com Afonso Gallindo, gerente do NPD Pará, o catálogo surgiu a partir da necessidade de sistematizar as produções que fazem parte do acervo, do aumento da demanda por conteúdo pelos municípios e consequentemente pelos filmes enviados por realizadores para compor as mostras. 

“O catálogo comprova que existe produção em grande parte do território paraense e o grande esforço destes realizadores para superar as dificuldades e produzir, surpreendendo pela diversidade de gêneros, tempos e temas abordados. Isso rompe definitivamente com o paradigma de que não existe demanda para a produção audiovisual no Pará”, afirma o gerente.

Além do catálogo com as Mostras Pará e Parazinho, a Web TV chega como mais um suporte de divulgação. Nela estarão disponíveis os resultados de oficinas e cursos oferecidos pelo NPD, assim como alguns curtas do acervo. “A Web TV é um projeto em implantação, onde teremos mais um recurso de apoio ao audiovisual”, explica o gerente.

Sobre o NPD - Implementado em 2006 no Instituto de Artes do Pará - IAP, o NPD Pará – Núcleo de Produção Digital do Pará, foi criado como programa da Rede Olhar Brasil, com a finalidade de incentivar à produção, o desenvolvimento de estudos e pesquisas na área do audiovisual em suas diversas linguagens, suportes, formatos e plataformas.

O formato do Núcleo foi criado pela Associação Brasileira de Documentaristas – ABD Nacional, que o propôs para a Secretaria de Audiovisual – SAV do Ministério da Cultura, o viabilizou em edital, direcionado à todas as capitais brasileiras. No Pará, o Núcleo foi implementado através da parceria como Governo do Estado, sendo gerido pelo IAP e a Fundação Paraense de Radiodifusão – Funtelpa, tendo como co-gestores o Instituto de Ciências da Arte – ICA/UFPa, Associação Fotoativa e Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas / ABDeC - Pa.

Dentro do NPD, o incentivo às produções locais se desenvolve por dois caminhos: o de fomento à criação, com cessão de equipamentos de captação/edição de imagem e som para produtores independentes de todo o Estado, gratuitamente; e ainda proporcionando o aperfeiçoamento técnico e artístico de profissionais na área de audiovisual com realização de cursos, oficinas e outras atividades de qualificação. 

Neste ponto, o Núcleo de Produção Audiovisual do Pará conta com parcerias importantes, como por exemplo, a do Centro Audiovisual Norte-Nordeste (CANNE-FUDAJ) de Pernambuco. Hoje o NPD Pará é um dos principais responsáveis pela difusão das produções realizadas e busca construir outras parcerias. As oficinas propostas pelo NPD também são gratuitas, direcionadas ao aperfeiçoamento dos profissionais do cinema e audiovisual.

Com estrutura de equipamentos para captação e edição de som e imagem, o NPD disponibiliza ao público seu Edital de Pauta para utilização dos equipamentos. O edital fica disponibilizado no endereço virtual do IAP: iap.pa.gov.br  e permite inscrições entre os meses de fevereiro e dezembro de cada ano.

Para utilização dos equipamentos podem se candidatar obras audiovisuais autorais e artísticas que não tenham finalidade publicitária, institucional ou político-partidária e que se enquadrem nos seguintes gêneros: documentário, ficção, clipe, videoarte, experimental e animação. As inscrições para uso dos equipamentos são gratuitas e devem ser realizadas com no mínimo 15 (quinze) dias antes do período solicitado. O edital está aberto à pessoas físicas residentes no Pará há pelo menos dois anos.

Alguns dos títulos presentes da Mostra Pará são resultado direto da parceria de seus diretores com o NPD-Pará, seja em caso de utilização de equipamentos, seja através das equipes que se formaram durante os cursos oferecidos pelo Núcleo no IAP, dentro de sua missão. “Nossa intenção com os editais, cursos e as discussões propostas pelo NPD Pará é de que mais pessoas produzam audiovisual em nosso Estado”, informa Afonso Gallindo.

Serviço
Lançamento da Web TV e Catálogo do NPD-Pará: Mostra Pará e Mostra Parazinho. Exibição dos curtas “All You Need Is Love”, de Wagner Depintor (SP) e “Custo do Progresso”, de Carlos Alexander (Canaã dos Carajás – PA). Nesta terça-feira, 10 de junho de 2014, às 17h. Entrada franca. No Teatrinho do Instituto de Artes do Pará – Praça Justo Chermont, 236.

(texto enviado pela assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: