13.6.14

Exposição no Sesc retoma os "Bailes da Saudade"

O clima de baile da saudade invade o salão de exposições do Centro Cultural Sesc Boulevard. Tudo porque as pessoas vão poder conferir a instalação “Sonoro Diamante Negro”, da fotógrafa e jornalista paraense Suely Nascimento, que inaugura às 20h. 

Os visitantes terão acesso a fotografias, audiovisual e performances de dança, ao som dos clássicos que imperam nos famosos bailes da saudade. A instalação faz parte da ação Percurso, do Sesc Boulevard.

 O projeto “Sonoro Diamante Negro” foi iniciado em 1997 e apresenta a história de uma das aparelhagens mais antigas do Pará, fundada por Sebastião Nascimento, no ano de 1950, no bairro Marambaia. Nas fotografias em preto e branco de Suely Nascimento, estão retratadas cenas como a chegada e a montagem da aparelhagem em sedes sociais de Belém e bailes da saudade. 

Em 2010, o audiovisual “Sonoro Diamante Negro”, que reúne registros fotográficos de 1997 a 2003, integrou a exposição “Indicial – Fotografia Paraense Contemporânea”, do Sesc Boulevard. Em março deste ano, Suely Nascimento lançou o blog do projeto - http://www.sonorodiamantenegro.com.br/blog/, onde são encontrados textos, imagens e vídeo, que ajudam a preservar a história do “Diamante Negro”. 

A instalação que inaugura nesta quarta, faz parte da ação Percurso, idealizada pelo Sesc Boulevard para que artistas dividam com o público seu processo criativo. 

A abertura do “Sonoro Diamante Negro” contará com a apresentação de dançarinos do Grupo Coreográfico Experimental do Thiganá Studio Dança, do professor e coreógrafo Marcelo Thiganá. A entrada será gratuita. 

Serviço
Abertura da instalação “Sonoro Diamante Negro”, de Suely Nascimento. No dia 18 de junho às  20h, no Centro Cultural Sesc Boulevard (Boulevard Castilhos França, 522/523 - em frente à Estação das Docas). Visitação: 10h às 21h - terça a sábado. Aos domingos, de 9h às 13h e de 15h às 21h. Crédito das fotos: Suely Nascimento. Entrada gratuita. Mais informações: 91 9994-2204 (Suely Nascimento) e (91) 3224-5305 / 3224-5654 (Márcio Campos – Artes Visuais – Centro Cultural SESC Boulevard).

Nenhum comentário: