3.6.14

Festival de música segue com vasta programação

Dando continuidade às atrações do XXVII Festival Internacional de Música do Pará, nesta terça, 03, o grupo Pampa Brass, da Argentina se apresenta no Theatro da Paz e o Sátira In Concert, no CamarIN Cultural. Você toda a programação no site da Fundação Carlos Gomes.

“O festival vem se firmando com um dos melhores do Brasil, com  atrações de peso de músicos daqui e de fora do país. Considerado um dos melhores da América Latina, o interessante é que o foco não está nas apresentações artísticas, mas  nas oficinas e intercâmbio entre nossos alunos e professores cujos resultados são apresentados ao público e se tornam grandes atrações”, comentou o superintendente da Fundação, Paulo José Campos de Melo.

A noite reserva ainda a apresentação da Orquestra Jovem da Fundação Carlos Gomes, sob a regência de Rodrigo Santana, na igreja de Santo Alexandre; o Grupo de Flautas Doces da Fundação Carlos Gomes, com direção musical de Acácio Cardoso, na Catedral metropolitana de Belém e Muiraquitã Jazz, no anfiteatro São Pedro Nolasco – Estação das Docas. 

Além da apresentação da noite, os integrantes do Sátira In Concert realizam a palestra  ‘Elementos teatrais para a performance musical‘, que mistura teatro com música erudita. Outra programação imperdível será o espetáculo do grupo Anima: Matrizes da Música Brasileira, na Sala Ettore Bósio.

O Fimupa oferece 36 concertos e quase 50 atividades pedagógicas (oficinas musicais, palestras e cursos). Os concertos estão sendo realizados em seis espaços culturais da cidade e a parte educativa no Campus da UEPA, no telégrafo, e no Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG).

Mais - O festival segue até o dia 8 e terá a participação de grandes nomes da música erudita nacional como o Quinteto Villa-Lobos, Quarteto Radamés Gnatali, Grupo Ânima, Quarteto de Cordas Guanabara, Quinteto de Cordas Catarinense e trará à Belém atrações internacionais de renome como Valerius Ensemble, Rostock e Pampa Brass. 

A pauta de concertos populares terá Renato Borghetti, Hamilton de Holanda, a cubana Yusa entre outros. As noites do jazz que acontecerão no CamarIN Cultural. Vale ressaltar que o festival deste ano presta homenagem aos professores Lícia Arantes, Aline Onace e Paulo Keuffer, pela contribuição com o ensino musical no Pará.

O Festival foi um dos 25 projetos culturais selecionados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em todo o país e está entre os oito eventos musicais contemplados com patrocínio do banco em cinco regiões brasileiras. 

A seleção teve um total de 658 inscrições válidas, realizadas pelo site do BNDES de 13 de novembro a 18 de dezembro de 2013. A escolha levou em conta as características e o mérito de cada projeto, além da distribuição regional e temporal dos eventos, de modo a evitar concentração excessiva em um determinado local ou mês do ano.

Serviço
XXVII Festival Internacional de Música do Pará. Nesta terça, às 12h30 – Grupo Anima – Matrizes da Música Brasileira – Sala Ettore Bosio; 18h – Muiraquitã Jazz, às 18h, no anfiteatro São Pedro Nolasco (Estação das Docas); 19h, Orquestra Jovem da Fundação Carlos Gomes, na Igreja de Santo Alexandre; 19h, Grupo de Flautas Doce da Fundação Carlos Gomes, na catedral metropolitana de Belém, às 20h, Pamp Brass (Argentina) e Sátira In Concert, às 22h30, no CamarIN Cultural. 

Nenhum comentário: