12.6.14

"Certas Transas" pauta a performance de gênero

Música, vídeo, teatro, dança, sexo e performance. A proposta parece uma bagunça, mas a cena deixa tudo “divino, maravilhoso”, como já disse Caetano Veloso. Certas Transas está em temporada, dias, 14 e 15, na Casa Dirigível e, 21 e 22, no Espaço Waldete Brito, sempre às 20h.

Certas Transas, dos performers Carlos Vera Cruz e Dário Jaime, se encaixa enquanto um musical experimental, onde a música desperta as imagens, narrativas e experiências dos performers-intérpretes que serão desnudadas em cena. É um compartilhamento público das experiências destes dois artistas que incitam, em sua vida-obra, questões de gênero e o trânsito livre das suas sexualidades.

O espetáculo é permeado de várias referências que vão de Caetano Veloso a Dzi Croquetes, passando por Vital Lima, a pesquisadora Judith Butler e o nosso grande Walter Bandeira. A música excita o teatro, a dança, o audiovisual, o teatro com bonecos e a literatura, a construir uma obra promiscua em suas possibilidades de leitura e recepção.

O performer Carlos Vera Cruz acredita que a sua relação com Dário Jaime e com o espetáculo é de cumplicidade e entrega. “Essa paixão latente pela música me levou ao Certas Transas. Eu e Dario há muito queríamos realizar um trabalho juntos. 

Amigos, ambos atores, mas nunca tínhamos trabalho juntos, como atores, numa produção. Até que a performance de gênero nos uniu”, afirma. Além dos dois participam do espetáculo o músico Tom Salazar Cano e o percussionista Rodrigo Ethnos, que dão o norte musical a esta obra onde o sexo é música de ordem.

Sobre a performance de gênero no espetáculo, ele é enfático sobre a importância dela no espetáculo e no cotidiano. “A importância de sempre estarmos incitando e sensibilizando sobre as questões de gênero, para nós, é grande. Ainda hoje ficamos discutindo sobre se iria ou não rolar o beijo gay em tal novela?! Tantos casos de homofobia, pessoas sofrendo violências pelo fato de amarem. Repito, amarem. Os rótulos, enfim. Certas Transas surgiu para falarmos e rompermos essas amarras”.

O espetáculo realizou sua estréia na Casa da Atriz na semana passada e seguirá temporada durante dois finais de semana de junho em espaços experimentais da cidade, outra marca de subversão da estética desta performance.

Com a intenção de ser um espetáculo onde vida, arte e gênero são conduzidos pela música, Certas Transas convida o público a exercer livremente a sua sexualidade junto aos intérpretes. E cada um é convidado especial.

Ficha Técnica

  • Elenco – Carlos Vera Cruz e Dario Jaime
  • Violão, guitarra e direção musical – Tom Salazar Cano
  • Percussão – Rodrigo Ethnos
  • Participações – Dauana Parente e Fabricio Sousza
  • Iluminação – Thiago Ferradaes
  • Vídeo Mapping – Kauê Lima
  • Produção – Andréia Rocha
  • Bonecos e Baú – Antônio Segtowich
  • Produção de Figurinos – Nanan Falcão
  • Assessoria de Imprensa e Redes Sociais – Leandro Oliveira
  • Fotografia – Roberta Brandão e Renata Aguiar
  • Direção – Carlos Vera Cruz


Serviço
Espetáculo “Certas Transas”. Dias 14 e 15 de junho, na Casa Dirigível (Travessa Padre Prudêncio, 731 - Próximo à OAB). Dias 21 e 22 de junho, no Espaço Experimental de Dança Waldete Brito (Rua Domingos Marreiros, 1775, entre as Travessas 14 de Abril e Castelo Branco - Próximo à Unimed). Sempre às 20h, Ingressos: R$ 20,00. Informações: 8113 2675 | facebook.com/CertasTransas.

Nenhum comentário: