19.6.14

VKTrio faz apresentação única no Cosanostra Café

Canhão (batera), Vadim (piano) e Saulo (baixo)
Rússia, Amazônia, São Paulo - Moscou, Belém, Atibaia. As três identidades e culturas, tão distantes, estão reunidas no trabalho do VKTrio, grupo que se apresenta nesta sexta-feira, 20, a partir das 21h, no Cosanostra Café. 

Formado pelo russo Vadim Klokov (piano), pelo paulista Saulo Rodrigues (Baixo Fretless) e pelo paraense Carlos “Canhão” Brito Jr. (Bateria), VKTRIO traz um estilo que ainda soa como algo sem gênero e nome definidos.

Traz influências, à primeira vista, antagônicas e paradoxais: Stravinsky dançando Carimbó, Bach fugindo da própria Fuga, através do Progressivo, e entrando na cadência da Vanguarda Acadêmica.  Às vezes é Jazz, outras Rock suave, ou ainda um Blues tonto. Tudo isso quer ser óbvio, sem camuflagem, mas as personalidades dos três músicos revelam texturas e sonoridades que refletem um trabalho em constante pesquisa.

Príamo Brandão é convidado
O show desta sexta-feira, 20, terá Vadim Klokov (Piano) e Carlos “Canhão” Brito Jr. (bateria), o contrabaixista convidado Príamo Brandão, músico convidado, uma vez que Saulo não pôde vir a Belém, além da participação especial do saxofonista Marcos Cardoso.

O VKTrio foi formado em São Paulo, em 2010, quando o músico estava fazendo uma temporada de apresentações na capital paulista para divulgar o CD Jivelox, na época, recém lançado pelo selo do produtor musical Na Figueredo.

“Encontrei o Vadim tocando com samples, e depois de umas conversas resolvemos montar um trio, (para tocar as composições dele)”, explica o baterista “Canhão”, que tinha acabado de se mudar para São Paulo, também com sua a banda, hoje extinta, A Euterpia.  “Ele ficou morando em São Paulo e gravamos um CD demo com quatro músicas. Fizemos algumas apresentações por lá, e esta será a segunda vez que tocaremos em Belém”, completa o baterista que voltou a residir na capital paraense.

"Tocamos em alguns espaços até que eu voltei para a Rússia em 2012. Mas esta é a segunda vez que o trio toca em Belém. A primeira foi em 2010, na capela e São José Liberto, dentro do programa timbres, da TV Cultura do Pará”, conta Vandim.

Marcos Cardoso é participação especial
De volta ao Brasil - Vadim Klokov estava há dois anos sem vir ao Brasil. Em curta temporada por Belém, neste mês de junho, ele já se apresentou na Igreja da Sé, em um concerto, como convidado do Festival de Música da Fundação Carlos Gomes, e fez uma apresentação no Sesc Boulevard, em duo com a pianista Anna Borisova.

Nascido em Moscou, ele iniciou seus estudos em música com apenas 8 anos, mais tarde tendo o fagote como instrumento de formação, aos 14, estudou na Escola de Música Primária do S.Rakhmaninov. 

Entre os trabalhos desenvolvidos na Europa, o músico integrou a Orquestra Sinfônica de Moscou e apresentou-se em orquestras de câmara na Espanha e Inglaterra.  

Em 1994, Vadim foi convidado pelo Governo do Pará a lecionar o fagote na Fundação Carlos Gomes e por aqui acabou ficando por doze anos, entre 1994 e 2006.

“Aqui em Belém integrei a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e também lecionava no curso de música da UEPA. Depois me mudei para o Rio de Janeiro, onde atuei na Orquestra Sinfônica do Municipal”, conta Vadim.  “E é sempre um prazer estar de volta a esta cidade, encontrar os amigos e poder tocar muito”, finaliza Vadim.

Serviço
Apresentação do VKTrio. Nesta sexta-feira, 20, a partir das 21h, no Cosanostra Café. O show terá os músicos Vadim Klokov (piano), Carlos “Canhão” Brito Jr. (Bateria) e Príamo Brandão (baixo). Participação especial de Marcos Cardoso (sax). Couvert: R$ 5,00. Mais informações: 91 8097.9424 e 91 8066.7894.

Nenhum comentário: