8.2.11

Dois clássicos do cinema na cena deste próximo final de semana


Nesta sexta-feira, 11, tem lançamento do curso Cinema Americano Clássico e Moderno da Caiana Filmes, com exibição de “Crepúsculo de uma Raça”(foto acima), produção de John Ford de 1964 considerada como uma de suas melhores obras. No sábado, 12, a Sessão Cult do Líbero Luxardo traz “Trágica Obsessão”, de Brian de Palma.

John Ford é um dos maiores diretores americanos de todos os tempos. O filme se passa em 1878, quando o governo deixa de entregar os suprimentos necessários à tribo indígena Cheyenne, levando centenas de índios a saírem da reserva em Oklahoma até o Wyoming, local onde sempre viveram. Thomas Archer, Capitão da Cavalaria, tem a missão de conter os índios mais, durante o percurso, passa a respeitar os índios e decide ajudá-los.

De acordo com o crítico Marco Antonio Moreira, "Crepúsculo de uma Raça" não é exibido em Belém há mais de 40 anos. “E ao contrário da maioria dos westerns, faz uma abordagem diferente sobre o índio americano questionando a forma como eles foram tratados na vida real e no próprio cinema, ficando do lado da questão indígena de forma realista e conscientizadora. É um clássico americano que merece ser visto pelas novas gerações”.

Brian de Palma - Outro clássico que entra em exibição, mas no Cine Líbero Luxardo do Centur, é "Trágica Obsessão", de Brian de Palma. A Sessão Cult acontece no sábado, às 16h, numa programação da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará), da qual Marco Antonio Moreira também faz parte.

“Trágica Obsessão” é considerado um dos melhores filmes do diretor Brian de Palma, realizador de filmes conhecidos como “Carrie, A Estranha” e “Os Intocáveis”, entre outros títulos. Realizado nos anos setenta, o filme tem toda a influência estética e de narrativa baseada na obra do diretor Alfred Hitchcock, do qual De Palma sempre foi um grande admirador. 

Neste período, Brian de Palma realizou vários filmes baseados no estilo do mestre Hitchcock como “Vestida para Matar” e “Um Tiro na Noite”, mas certamente “Trágica Obsessão” é um dos momentos altos da sua carreira. Raramente a obra de Hitchcock foi homenageada com tanta inteligência e criatividade como neste filme que não é exibido em Belém há mais de 30 anos.

Serviço
Noite de Estudos de Cinema, com debate com Marco Antonio Moreira . Dia 11/02 (sexta), às 18h30h, com exibição e debate do filme: Crepúsculo de uma Raça, de John Ford. No sábado, 12, tem “Trágica Obsessão”, de Brian de Palma, no Cine Líbero Luxardo, 16h. Em ambas programações, a entrada é franca.
(com informações da Caina Filmes e do Cine Líbero Luxardo).

Nenhum comentário: