25.2.11

Red Bag segue em cartaz no Estúdio Reator

O impacto visual é imediato para quem está na platéia de Red Bag, que estreou na semana passada em Belém. Trabalhando formas animadas, projeção de imagens e luz, o espetáculo é direcionado ao público adulto e pode ser visto nesta sexta, 25, e neste sábado, 26, no Estúdio Reator, a partir das 21h30.

Misturando linguagens cênicas, Red Bag traz o som, a iluminação, a cenografia e as imagens que são projetadas, como protagonistas das cenas dos bonecos que são manipulados pelo ator Jeferson Cecim. 

A trilha sonora também é perturbadora. Provoca desde a sensação melancólica com “Rotina”, de Roberto Carlos, até a vontade de voar quando encerra ao som de Rolling Stones. Criado em colaboração de Nando Lima, Leo Bitar, e Patrícia Gondim, Red Bag, o hibrido aborda a sexualidade humana com bom humor e sagacidade, através de uma perspectiva que soma linhas expressionistas, tendências pop, e recursos low-tec. O mote é o sexo, mas não necessariamente o erotismo ou a pornografia. Tudo é construído de maneira leve e atraente aos olhos e ouvidos. 


 De ares performáticos, Red Bag traz também o ator Jeferson Cecim de volta à cena teatral da cidade, depois de ter passado dois anos em São Paulo, onde apresentou “Do Barro ao Boneco”, resultado da Bolsa de Pesquisa do IAP em 2007. Também trabalhou por lá, como aderecista da Cia. Faroeste Caboclo, dirigida pelo paraense Paulo Faria. E ainda na paulicéia, produziu a exposição “No meio do Caminho havia um boneco”, criando bonecos de personagens da literatura nacional para um espaço da prefeitura de São Paulo. 

Jeferson iniciou sua trajetória no teatro em 1995 e foi bonequeiro e aderecistas em variados grupos de Belém, passando pelo grupo In Bust teatro com bonecos. Em seguida fundou o Usina de Animação – Bonecos da Amazônia, onde criou e dirigiu os espetáculos do grupo de 1998 a 2005, juntamente com o artista José Arnaud (Rádio Margarida), também fundador do grupo. A partir de 2006, vem atuando em carreira solo, sempre em parcerias com artistas de diversas linguagens. 

Hoje, no laboratório do Estúdio Reator, ele divide suas experimentações em Belém, ao lado de Leo Bittar (trilha e som), de Patrícia (luz) e de Nando (cenografia e projeção de vídeo). Em cena, além de manipular os bonecos, Jeferson Cecim se mostra um exímio performer.





Ficha técnica

Direção - Grupal
Sonoplastia - Leo Bitar
Iluminação - Patrícia Gondim
Video e cenografia - Nando Lima
Recepção - Andréa Rocha
Agradecimentos - Telma Lima

Serviço
"Red Bag" fica em cartaz às sextas e sábados, sempre às 21h30, nos dias 25 e 26 de fevereiro, No Reator - Trav. 14 de Abril, 1053 entre José Malcher e Magalhães Barata Ingresso: 20 reais. Informações: http://www.reator.art.br/ 8129-5349/ 8112-8497. Apoio Cultural: Coletivo Produtores Criativos, Blog Holofote Virtual e Intimídia.

Nenhum comentário: