14.2.11

Sai resultado de patrocínios do Banco da Amazônia

Metsre Dorrêis
A listagem já está disponível no site da instituição. Os proponentes classificados terão até o dia 14 de março para realizar a habilitação dos projetos, através da apresentação da documentação exigida.

A semana começou bem para vários produtores culturais e artistas que inscreveram projetos no edital do Banco da Amazônia. No edital de patrocínio cultural foram 62 projetos selecionados. E pela Lei Rouanet, 15.

O Banco da Amazônia também divulgou o resultado dos projetos aprovados pelos editais da área ambiental, social, esportiva e de exposições e eventos da agropecuária.

Entre os 15 contemplados, através da Lei Rouanet , está “Ê Boi: a folia do Boi de Máscaras do Pará”, de Angela Nelly, jornalista e produtora cultural que já vem atuando com projetos desta natureza em São Caetano de Odivelas, terra dos famosos bois Faceiro e Tinga e que abriga desde o ano passado, o Ponto de Cultura Boi de Máscaras. 

Neste último final de semana, aliás, Nelly deu início a outro projeto, que ganhou, ano passado, o  Prêmio Interações Estéticas - Residências Artísticas em Pontos de Cultura , da Funarte. A abertura aconteceu no sábado, 12, com o lançamento do curta metragem sobre o Griô do Ponto de Cultura, Mestre Dorrêis.

Angela já tinha aprovado um outro projeto no edital de Microprojetos Mais Cultura Amazônia Legal, em parceria com Anderson, artista local que trabalha a arte mural e as pinturas dos curimbós do Boi Faceiro. Tudo para este ano. Ê São Caetano de Odivelas! Outro projeto de Belém selecionado via Lei Rouanet pelo Banco da Amazônia, foi o documentário “Piranha: O Carimbó no Ceará”, da Via de Comunicação LTDA.

Iva Rothe leva projeto para Anapu
Cultural - Entre os demais projetos, aprovados através do edital de patrocínio cultural, dois são da Companhia de Teatro Madalenas: Corpo Santo e o Fábulas Fabulosas: histórias que sua mãe não contava pra você.

A cantora e compositora Iva Rothe-Neves vai levar o seu show Aparecida, juntamente com oficinas, para Anapu, cidade em que a Irmã Dorothy Stang foi assassinada. Já o músico instrumentista Alcir Meireles vai lançar o DVD autoral Studio Live – Vol. 1.

Ana Unger contemplou o espetáculo Muiraquitã e a Associação Cultural do Experiência  já tem como colocar de cima o projeto que vai comemorar quatro décadas de carreira do grupo : "40 anos de encantamento". Não é só isso.  A Comapnhia Bric Brac conseguiu o patrocínio para o seu Teatro Itinerante de Bonecos.

Literatura – Também vai receber recursos para impressão e lançamento, em agosto, o livro Peso Vero, de Paulo Vieira e Daniel Leite. O livro é de contos e traz duas frentes. O lado de Daniel Leite é ilustrado por Maciste Costa, e o de Paulo Vieira, pela ilustradora Darci Albuquerque, parceira do escritor, em Portugal. O edital também contemplou a poesia, com “Asas Serenas da Poesia”, de Sandra de Lima e Silva. Bella Pinto de Souza vai lançar, com o patrocínio do banco, o livro “A Menina e a Fofolete Azul”. 

Bonecos da Cia. Bric Brac
Na lista tem outros livros de literatura infantil aprovados, como: Um Peixinho Chamado Arco-Íris, de Luiz Peixoto Ramos; Pescador Aprendiz, de Maria de Nazaré Rocha; Cafuné o Piolho Danado, de Norma Helena de Barros.

Artes plásticas E atenção que o Banco da Amazônia continua recebendo, até dia 28 de fevereiro, inscrições de projetos de artes plásticas para ocupar o seu Espaço Cultural. 

A apresentação do projeto precisa ser enviada em 3 (três) vias, via correio, para: Av. Presidente Vargas nº. 800, 10º andar, bloco B, Campinas, CEP 66.017-901, Belém/PA. Mais informações no site da instituição.

Nenhum comentário: