1.4.11

Daniel Leite faz nova sessão de autógrafos no Espaço Infantil da Fox

Depois de lançar o livro na Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (FCPTN), pela Editora Paka-Tatu, durante as comemorações do aniversário da Biblioteca Pública Arthur Vianna, Daniel Leite fará nova noite de autógrafos, desta vez no dia 2 de abril, no ”Espaço Infantil Fox da Dr. Moraes"

Ítalo é um menino que descobriu o mundo das palavras, as palavras do mundo. Na aula de Língua Portuguesa, ele guardou na memória a frase da professora: “As palavras são um mundo que se acende”. Foi o suficiente para acender a imaginação de criança, a curiosidade da infância. Ítalo quer saber quem inventou as palavras no livro “Procura-se um Inventor”, de Daniel Leite. 

E é em busca de respostas que Daniel Leite nos convida para ajudar as procuras do pequeno Ítalo. Com ele, percorremos caminhos de indagações, ilustrados pelo artista plástico, poeta, escritor e ilustrador Maciste Costa, vencedor do Prêmio IAP 2007, com o livro infanto-juvenil “Pedrinho e o Peixe Azul”. A infância faz as perguntas em “Procura-se um Inventor”. Perguntas esquecidas pelo tempo. Desconcertantes. Quase sempre sem respostas, sem verdades plenas e absolutas.

“Como elas crescem, as palavras? Primeiro as palavras. Ou primeiro as pessoas? Sem as palavras, sem as histórias, existiriam as pessoas. Porque as palavras, essa invenção? Mas, pai, alguém deve ter inventado as palavras...E eu quero saber quem foi...Como é essa invenção? Como é que a palavras nascem?”, questiona Ítalo, na inquietação infantil que deu origem ao livro.

“Há perguntas que as crianças fazem, que nós - ditos adultos -somos incapazes de elaborar. QUEM INVENTOU AS PALAVRAS? me foi perguntado por uma criança de seis anos. Ela me fez sonhar, ainda mais, com este mundo de fascinação. O livro nasceu desta iluminada voz da infância”, conta Daniel.

“Procura-se um Inventor” foi premiado pela Academia Paraense de Letras, na categoria Literatura Infanto-Juvenil. É o sexto prêmio da carreira de Daniel da Rocha Leite, que se especializou na arte de escrever histórias para os pequenos, e para os grandinhos também.

“É essencial não perder a capacidade de ouvir, amar - questionar - e sentir o mundo pela vida da criança que há na gente”, acredita o autor. Porque ler e ouvir histórias não têm nada a ver com idade. Têm a ver com descobertas e possibilidades. É preciso gostar. É preciso se permitir. Querer. 

E o que Ítalo mais quer é descobrir o nome do tal inventor das palavras. O garoto recorre até a Santos Dumont. Afinal ele também entende de invenção. Enquanto Ítalo não desvenda o mistério, ele aprende junto com a gente os saberes que as palavras carregam e as várias formas de criá-las.

Sobre Daniel Leite – Daniel da Rocha Leite tem 45 anos, nasceu no Rio de Janeiro e veio aos dois meses de idade para Belém. É licenciado pleno em Letras, com habilitação em Língua Alemã. Possui, também, pós-graduação em Língua Portuguesa e Análise Literária. Daniel ganhou o Prêmio SESC de Poesia Carlos Drummond de Andrade – DF, Edição 2007, com a poesia "Travessia para um abraço”. E tem cinco livros publicados: 

“Águas Imaginárias”. Contos. Prêmio IAP/2004
“Casa de Farinha e outros mundos”. Infanto-Juvenil. Secult-Pa/2007
“Invisibilidades”. Contos. Prêmio IAP/2007
“Girândolas”. Romance. Prêmio Mac-Dowell – Academia Paraense de Letras/2008
“Procura-se um Inventor”. Infanto-Juvenil. Prêmio Rafael Costa – Academia Paraense de Letras/2010

Serviço
Lançamento do livro “Procura-se um invento”, de Daniel da Rocha Leite.  Neste sábado, 2 de abril, às 19 horas no Espaço Infantil Fox da Dr. Moraes. Endereço: Travessa Doutor Moraes, 584 - entre a Rua dos Mundurucus e a Avenida Conselheiro Furtado. Batista Campos. 4008-0007. Preço do livro: R$ 39,00.  Preço no dia do lançamento: R$ 30,00.  

Texto: Contato: Yorranna Oliveira (Assessoria de Imprensa Editora Paka-Tatu)

Nenhum comentário: