29.4.11

'O folhetim das Sánchez' explora o universo feminino

O escritor paraense João Bosco Maia realiza nova noite de autógrafos do livro “O folhetim das Sánchez (do luar às flores)”, lançado em março pela Editora Paka-Tatu. O evento ocorre no dia 29 abril, na Livraria Saraiva, em Belém, a partir de 18h30.

Na obra, João Bosco mergulha no universo feminino para retratar a vida de Lorena Sánchez, cujo destino foi seguir a trajetória das mulheres da família – a mãe e a avó foram prostitutas, delineando uma geração de cortesãs analfabetas. 

A prostituta espanhola é vendida em um leilão aos 14 anos de idade. Aos 23, Lorena chega ao Brasil. Toda a história é contada por Lorena, que começa a narrativa aos 80 anos de idade, durante a viagem de volta num navio à Espanha. E durante o retorno para casa, a prostituta descreve o relacionamento com os homens e o contato com os livros.

“Este Folhetim deve ser tomado como romance que requer várias dimensões de leitura. Abre-se em vários temas. Todos graves. Relata a vida de mulheres suprimidas. Mas ultrapassa o mero contar para instalar-se no rol da arte literária vigorosa, que fortifica e excita à arte, enquanto sonha mais alegria e glória a homens e mulheres em conjunção e encontros mais lúcidos, com mais enlaces, com mais alegria”, afirma, a doutora em Letras Amarílis Tupiassú no prefácio do livro.


Sobre o autor -  João Bosco Maia nasceu na cidade de Marituba, Região Metropolitana de Belém, é licenciado em Letras pela Universidade Federal do Pará e pós-graduado em Administração Pública (Gestão de Pessoas) pela Universidade Gama Filho. Lecionou literatura e língua portuguesa em escolas públicas e privadas em Belém e em outras cidades do interior. Atualmente, Bosco, é funcionário público, exerce a função de analista do seguro social no INSS, em Santa Izabel.

João é autor dos livros “Olhai por nós”, “Memórias quase póstumas de um ex-torturador" (premiado pelo Instituto de Artes do Pará, em 2006) e “As cartas anônimas de Robledo”. Todos podem ser encontrados no seu site, com versões digitais para download.

O trabalho de Bosco é definido por ele em duas fases: a primeira inicia no período pré-acadêmico e vai até o fim do curso de Letras, quando apresenta o romance ‘Clareira’ como Trabalho de Conclusão de Curso. “Chamo essa fase de engatinhas literário, em que minha produção era compilada artesanalmente”, lembra o escritor. A segunda fase, já denominada de ‘fase adulta começa a publicação do romance “Olhai por nós”, em 2006. E segue até hoje.
Acompanhe o trabalho de João Bosco Maia pelo blog – http://joaoboscomaia.blogspot.com


Serviço
Noite de autógrafos do livro “A folhetim das Sánchez (do luar às flores)”, de João Bosco Maia
Nesta sexta,  29 de abril, às 18h30, na Saraiva Megastore, Boulevard Shopping Belém, na Avenida Visconde de Souza Franco, 776, bairro Reduto.

(Com informações da Editora Paka Tatu)

Nenhum comentário: