13.4.11

Exposição dá largada à programação do Pinholeday Belém

O Centro Cultural SESC Boulevard abre as portas para a exposição “Pinholeday Belém – Retrospectiva” nesta sexta-feira, 15 de abril. Reunindo fotografias e câmeras, audiovisuais, cartões postais e outros trabalhos, a mostra abre a programação de oficinas e das jornadas fotográficas que integram o projeto Pinholeday Belém, promovido pela Associação Fotoativa. 

A participação crescente do público ao longo de sua trajetória deu gás ao projeto Pinholeday Belém, que já colocou a capital paraense em destaque no Worldwide Pinhole Photography Day (WPPD), evento mundial que celebra anualmente a prática da fotografia pinhole. Belém é a cidade que reúne o maior número de participantes, superando até mesmo alguns países como a França, Canadá, Japão e Argentina.

As oficinas serão realizadas de 21 a 23 de abril, na sede da Fotoativa e com o tema "Atuacidade", a Jornada do Pinholeday Belém será no dia 24 de abril, quando se comemora o dia mundial da fotografia pinhole. Nesse dia serão 12 horas dedicadas a uma grande jornada fotográfica, que irá das 5h às 17h. Cada participante da Jornada poderá escolher uma fotografia pinhole de sua autoria a ser postada na Galera Virtual do site do WPPD.

Fotografia Pinhole refere-se ao processo de captação de imagens com câmeras fotográficas produzidas geralmente pelos próprios praticantes, tendo em comum o fato de não utilizar lentes, de forma que a imagem é captada por um minúsculo orifício pelo qual a luz se projeta sobre o dispositivo fotosensível, seja analógico como papeis e filmes ou eletrônico como os sensores de câmeras digitais.

 Sucatas como latas, embalagens de papelão, caixa de fósforo, tijolos, containers e até mesmo ambientes internos de uma casa, tudo isso pode ser transformado numa câmera pinhole. Exercitar a inventividade e o potencial criativo, e construir sua própria câmera, é a senha para a prática da fotografia pinhole.

Serviço
Exposição Pinholeday – retrospectiva. Abertura 15 de abril às 19h, com visitação até 29 de maio, das 10h às 19h (terça a domingo), no Centro Cultural SESC Boulevard - Rua Boulevard Castilho França, 522 / 523. Informações: (91)3224-5654 / 3224-5305.

Nenhum comentário: