2.4.11

Programação intensa para comemorar o Dia Nacional do Curta

O Pátio, curta de Glauber Rocha
Em todo o país várias ações estão sendo programadas e em Belém não será diferente. Aqui, a programação é extensa e será realizada no Instituto de Artes do Pará, que contará com exibição de filmes, debate e lançamento de projetos. Instituído pela Associação Brasileira de Curtametragistas do Brasil (ABD nacional), a data será comemorada anualmente, no dia 04 de abril.

Tendo como tema central "Curta em Todas as Telas", este dia vai marcar  também  o retorno da  programação do Cineclube Alexandrino Moreira e comemorar o aniversário da ABDeC do Pará, que completou 31 anos de existência.

Para a presidente da ABDeC-Pará, Dani Franco,  este  também será um momento para homenagear Bruno Assis, com o lançamento da “Mostra Bruno Assis de Jovens Realizadores”, que será realizada em novembro pela ABDeC-Pa.

“Esta é a primeira vez que falo em nome da Associação sem o Bruno. Em todo o meu tempo como presidente da ABDeC-Pa, nunca escrevi ou disse nada sem que  tívessemos discutido. Não pretendo lembrá-lo porque sei que ele não foi e nem será esquecido. Isso eu sinto em todos os momentos que falo da ABDeC-Pa”, disse Dani.

A programação é aberta. O movimento cineclubista, bem como os Cines Mais Cultura, os Pontos de Cultura e as Universidades, Faculdades e Escolas de cinema estão convidadas a participar, assim como o público em geral.

“Já convidamos alunos da rede pública, mas o espaço está aberto para todos que queiram assistir animações de paraenses”, explica Afonso Gallindo, diretor de regionalização da ABD Nacional e do Núcleo de Produção Digital do IAP – o NPD.

Curta experimental de Alberto Bitar
Programação - Pela manhã, serão exibidos os curtas de animações que compõem o projeto Amazônia Animada do IAP, voltada principalmente para o público infanto-juvenil. Já a exibição da noite será diversificada, com animação, filme de arte e documentário, todos nacionais.

Na oportunidade será feito também o lançamento da 3ª edição do Festival Nacional  de curtíssima metragem - CLARO CURTAS, com a exibição dos vencedores da última edição. A partir das 19h, o cineclube Alexandrino Moreira retoma definitivamente suas atividades em 2011, com exibição de curtas nacionais e paraenses e em seguida será aberto o debate junto à platéia.

“A programação tem ainda o apoio da ABD nacional/DIMAS (Bahia) que disponibilizaram o primeiro curta-metragem do Glauber Rocha, “Pátio”, avisa Gallindo. O curta de Glauber faz parte do material sobre os 100 do Cinema na Bahia, recebido pela ABDeC-Pa que agora cede o filme para a programação do IAP.

Entre as produções paraenses, destaque para os curtas "Mundo de Célia", um doc-ficção resultante do Programa Olhar Brasil, realizado em parceria com o NPD-Pará e ABDeC-Pa, com direção coletiva do Ronaldo Rosa, Sissa de Assis e do Bruno Assis, alémde . (realizado este em parceria com a ABDeC Pará) e o vídeo “Sobre Distâncias e Incômodos e alguma Tristeza," de Alberto Bitar. Os outros curtas são do catálogo da Programado Brasil, adquirido pelo IAP.

O debate terá participação de Laurenir Peniche, do festival da Claro e da diretora de "O Mundo de Célia", Sissa de Assis.

"A Boca do Lixro", na próxima atração
Cineclubismo - A programação marca também o retorno da programação do Alexandrino Moreira, que paralisou suas ações em dezembro do ano passado. O diretor do NPD que estará gerenciando o cineclube diz que muitas novidades virão depois desta ação especial de segunda-feira.

“Nossa programação de abril já esta fechada. Estamos retomando nossa parceira com a APCC – Associação Paraense de Críticos de Cinema, que volta a contribuir com a programação e já selecionou ótimos títulos para títulos para as duas sessões deste mês. No dia 18, faremos uma homenagem ao chamado cinema da "Boca do Lixo", antecipa Gallindo.


PROGRAMAÇÃO DIA NACIONAL DO CURTA

10h – Teatrinho IAP

Amazônia Animada: Mosta de animação Infanto/Infantil
  • A Revolta da Mangueiras, de Roberto Eliasquevici e Marianne Kogut Eliasquevici
  • Admirimiriti, de Andrei Miralha
  • A Onda: Festa da Pororoca, de Cássio Tavernard
  • Muragens: Crônicas de Um Muro, de Andrei Miralha e Marcilio Costa
  • O Menino Urubu, de Fernando Alves
  • Visagem, de Roger Elarrat
18h – Teatrinho do IAP

  • Lançamento do 3º Festival Nacional de Curtissima Metragem - CURTA CLARO
  • Mesa com a organizadora do evento Laurenir Penhiche.
  • Exibição de curtíssimas nacionais de edições anteriores.
19h – Teatrinho do IAP

  • “A Moça que Dançou depois de Morta”, de Ítalo Cajueiro (Catálogo Programadora Brasil). Ano: 2003 - Gênero: Animação/ Bitola Original: 35 mm/ Duração: 11 minutos.
Sinopse: Baseado em uma história de cordel de J. Borges e produzido inteiramente com xilogravuras originais do próprio autor. Conta a história de um rapaz que se apaixona por uma misteriosa moça num baile de carnaval do interior. Sem saber que esse encontro iria mudar a sua vida para sempre.

  • “Biografia do Tempo”, de Joana Oliveira e Marcos Pimentel (Catálogo Programadora Brasil). Ano: 2004 - Gênero: Documentário/ Bitola Original: 35 mm/ Duração: 8 minutos.
Sinopse: Uma reflexão sobre a memória, construída pelo encontro das obras do brasileiro Pedro Nava e do cubano Santiago Alvarez.

  • “Pátio”, de Glauber Rocha (Em parceira com a ABD Nacional e o DIMAS-Bahia). Ano: 1956 - Gênero: Ficção/ Bitola Original: 16 mm/ Duração: 13 minutos. O filme foi pré-montado e exibido em versão muda em 1958, razão pela qual a maioria das filmografias registra o filme como sendo de 1958.
Sinopse: Primeiro filme de Glauber, curta metragem experimental com 11 minutos de duração, rodado na Bahia. Num terraço de azulejos em forma de xadrez, um rapaz e uma moça. Esses dois personagens evoluem lentamente: se tocam, rolam no chão, se distanciam, se olham. Belos planos de mãos e rostos são montados em alternância com planos de vegetação tropical e do mar. Já nesse primeiro filme podemos discernir alguns traços específicos do cineasta: forte presença da natureza, tratamento do espaço e enquadramento.

  • “Sobre Distâncias e Incômodos e alguma Tristeza”, de Alberto Bitar. Ano: 2009 - Gênero: Experimental/ Duração: 6:15 minutos.
Sinopse: O deixar pra trás de um sítio impregnado de memórias.

  • “O Mundo de Célia”, de Bruno Assis, Ronaldo Rosa e Sissa de Assis (Resultado do Programa Olhar Brasil (NPD Pará) e ABDeC Pará). Ano: 2009/Gênero: Doc-Ficção/Duração: 9 minutos.
Sinopse: Dois olhares sobre a vida de uma prostituta da Riachuelo em Belém.

Nenhum comentário: