4.3.13

Luna Lunera inicia programação em Belém

A capital paraense recebe esta semana Aqueles Dois, espetáculo baseado no texto de Caio Fernando Abreu (1948-1996) e a oficina Ator Criador. A programação conta ainda com bate papo sobre a obra e o texto teatral do escritor gaúcho. O patrocínio é da Eletrobras Eletronorte e Chesf, por meio do Ministério da Cultura. 

Jogos físicos e espaciais, inspirados no contato improvisação (técnica corporal criada por Steve Paxton) e as ações vocais, compõe o método que será utilizado na oficina Ator Criador, de 5 a 7 de março (terça à quinta), das 19h às 22h, na Escola de Teatro e Dança da UFPA (Trav. Dom Romualdo de Seixas, 820, Umarizal). 

Direcionada a atores, bailarinos e estudantes de teatro, maiores de 16 anos, será ministrada  por Cláudio Dias, ator e diretor, membro-fundador da Cia. de Teatro Luna Lunera. Formado pelo Curso Profissionalizante de Teatro do Palácio das Artes/Cefar (BH/MG), Cláudio participou como ator dos espetáculos “Cortiços”, “Não desperdice sua única vida ou...”, “Nesta Data Querida”, “Perdoa-me por me traíres”, “Fuleirices em Fuleiró”, “O Grande Inquisidor” e “A Mandrágora", e já teve como diretores Marcos Voguel, Kalluh Araújo, Rita Clemente, Cida Falabella, Tuca Pinheiro e outros. 

Cláudio Dias, "Aqueles Dois"
É também codiretor, codramaturgo e ator dos espetáculos “Aqueles Dois” e "Prazer". Desde 2006 vem desenvolvendo pesquisa na preparação do ator tendo a dança contemporânea e contato improvisação como base. 


Dirigiu o espetáculo “Nosso Estranho Amor”, que foi contemplado com o Prêmio Funarte Myriam Muniz 2009, e realiza orientação teatral do Ballet Jovem do Palácio das Artes em Belo Horizonte.

A programação da Cia Luna Lunera segue em belém, de 08 a 10 de março (sexta a domingo), com as apresentações de Aqueles Dois. 

A peça acontece às 21h, na sexta-feira, e às 20h, no sábado e domingo, no Teatro Cuíra (Rua Riachuelo, Nº524. Campina). Depois da apresentação do sábado (09/03), o público poderá participar de um bate-papo com os atores e diretores da peça, com mediação de Ismael Machado. Processo criativo 

Improvisação - Em maio de 2007, a Cia. Luna Lunera propôs internamente um grupo de estudos sobre Contato Improvisação (técnica corporal criada por Steve Paxton) e o Método das Ações Físicas e Vocais (desenvolvido por Stanislavski), tendo respectivamente Cláudio Dias e Odilon Esteves como mediadores. 

Como base às primeiras vivências da pesquisa, nessa fase eram utilizados alguns textos aleatórios. Focou-se posteriormente na exploração do conto Aqueles Dois, de Caio Fernando Abreu, descobrindo nele suas instigantes qualidades épico-dramáticas e uma inspiração para potencial montagem. 

O mote inicial de estudos (Contato Improvisação e Ações Vocais) acabou por deslocar-se para um outro propósito: investir num exercício interno de direção e dramaturgia, a ser desenvolvido pelos atores do grupo. 

Esse coletivo partiu de improvisações e imersões na obra de Caio, propôs, sobrepôs e experimentou roteiros. Não houve a “eleição” de um único diretor.

O processo transformou-se num exercício de direção e dramaturgia compartilhadas. Formatou-se aí o que veio se chamar Observatório de Criação, projeto viabilizado pelo Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais, cujo propósito era o de abrir à comunidade os procedimentos criativos da Cia., com todos os seus impasses e soluções processuais. 

 A criação do espetáculo é, portanto, assinada literalmente "a dez mãos", e contou ainda, de fato, com a contribuição do público interessado, presente a cada sessão aberta do Observatório, cujos feedbacks funcionaram como autênticos norteadores e ainda se renovam ao longo de novas temporadas. 

Serviço

Oficina - Ator Criador: Processo de Criação do Espetáculo Aqueles Dois. Ministrante: Cláudio Dias  - 05, 06 e 07 de março, das 19h às 22h, na Escola de Teatro e Dança da UFPA (Trav. Dom Romualdo de Seixas, 820, Umarizal). Disponibilidades: 20 vagas. Inscrições: www.cialunalunera.com.br ou pelo e-mail cialunalunera@cialunalunera.com.br. A oficina é gratuita, para maiores de 16 anos. Espetáculo. 

Aqueles Dois (90 minutos/Gênero: Épico dramático/Classificação etária: 16 anos) - No Teatro Cuíra (Rua Riachuelo, Nº524. Campina) - dias 08, 09 e 10 de março - Sexta-feira às 21h. Sábado e domingo, 20h. Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) Mais informações: 91 8134.7719.

Nenhum comentário: