2.3.13

Tulipa Ruiz faz show logo + na Estação das Docas

Em Belém, pela segunda vez, a cantora paulista se apresenta neste sábado, 02, a partir das 21h, na Estação das Docas. Ela mostra aqui, o “Tudo Tanto”, seu segundo álbum. O show tem entrada franca, com produção da Se Rasgum com patrocínio da Natura Musical.  

Efêmera, o álbum de estreia da cantora, lançado em 2010, foi colocado entre os melhores da década pelo jornal Folha de S. Paulo, eleito o melhor do ano pela revista Rolling Stone, levou a estatueta de melhor cantora do Prêmio Multishow em 2011, conquistou uma leva de fãs – que inclui David Byrne – além de ter a música Só Sei Dançar com Você como tema de Leandra Leal na novela Cheias de Charme. A partir daí, Tulipa passou a ser considerada uma das princiais figuras femininas da música contemporânea brasileira.

Em mais de dois anos de estrada, foram 150 shows só no Brasil e mais turnês internacionais em países como Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Dinamarca, Portugal, Itália e Inglaterra. Sem intervalos de turnê, em julho de 2012, Tulipa levou ao mercado seu segundo CD autoral, “Tudo Tanto”. 

Selecionada pelo edital do Natura Musical, ela repetiu a bem-sucedida parceria com o irmão e guitarrista Gustavo Ruiz e contou com participações de nomes de destaque da cena brasileira, como Criolo, Daniel Ganjaman, Kassin, Lulu Santos, Rafael Castro e São Paulo Underground. Resultado: a cantora passou de promissora revelação a estrela do pop em ascensão. 

Novamente, jornais como O Globo, Estadão e Folha de S. Paulo se renderam ao talento de Tulipa e voltaram a citá-la entre os melhores lançamentos de 2012. De quebra, venceu os prêmios de Melhor Disco do Prêmio Multishow e da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Cada Voz, que encerra o álbum de onze faixas, ainda foi selecionada pelo jornal britânico The Guardian entre as melhores composições dentro de uma seleção que incluiu 34 músicos. 

Nascida em Santos, criada na mineira São Lourenço e formada em Multimeios na PUC de São Paulo, Tulipa Ruiz e o irmão, Gustavo, têm berço musical: o pai, Luiz Chagas, é guitarrista da vanguardista Isca de Polícia, banda que acompanhou Itamar Assumpção.

As referências, entretanto, se espalham por Gal Costa (que a elogiou recentemente), Zezé Motta, o grupo Rumo e as artistas internacionais e multimídias Meredith Monk e Yoko Ono. Ainda garota e já universitária, Tulipa teve algumas experiências musicais por hobby. O “valendo”, porém, veio só em 2009 quando a então redatora e ilustradora resolveu se assumir como cantora e compositora – sem abandonar os desenhos que a traduzem graficamente nos shows e nos encartes dos álbuns. 

O pai e o irmão embarcaram na história e integram a banda, que atualmente conta ainda com Caio Lopes, na bateria, e Marcio Arantes, no baixo. Para a Natura, Tulipa Ruiz é uma das cantoras mais emblemáticas da cena contemporânea. Com seu segundo álbum, ela firma-se de vez como uma das protagonistas dessa cena. 

“Levar esse novo repertório para as cinco regiões do país com a turnê patrocinada pelo Natura Musical é dar a oportunidade para que mais pessoas conheçam o trabalho e a excelência artística de Tulipa. Acreditamos que ela pode inspirar outros projetos e novos artistas pelo Brasil”, destaca Karen Cavalcanti, gerente de marketing institucional da Natura. 

Serviço
Tulipa Ruiz em Belém. Na Estação das Docas – Anfiteatro São Pedro Nolasco – Av. Boulevard Castilho, s/n, Campina. Sábado, 2 de março, às 21h. Entrada franca (sujeito a lotação).

(com informaçãoes da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: