10.3.13

Pesquisa, luz, memória e performance no Reator

Fotos: Alexandre Sequeira 

“O coração na curva de um rio”, performance do ator, diretor, cenógrafo e pesquisador Nando Lima, está de volta ao Reator. Já houve sessão ontem, mas hoje continua em cartaz no Reator, às 20h. O espetáculo é resultado do projeto da Bolsa de Pesquisa de Criação e Experimentação Artística do Instituto de Artes do Pará (IAP). 

Foram meses de pesquisa, que envolveu leituras de livros, jornais e publicações antigas, viagem para captação de imagens e áudios, e um seminário. 

Nando viajou até o Marajó e refez o percurso do navio Presidente Vargas feito há 40 anos, para naufragar na baía, fato que ficou marcado em sua memória. A viagem serviu como ponto de partida para sua pesquisa. 

Em Soure foram captados aspectos da cidade, como suas largas avenidas, o farol na praia do Mata Fome e principalmente o antigo trapiche da cidade. Nas imagens, há registros também da saída do Porto, motrando Belém, perfazendo uma silhueta moderna da cidade. Ao longo do rio, os vilarejos ribeirinhos se mostram, surge ainda o cotidiano atual do nosso trânsito fluvial. Outras imagens mapeiam ainda, bairros de Belém e outras situações imagéticas, significantes para a memória do performer. 

Nando explica que tudo isso foi uma forma de revisitar sua memória, sempre voltada a cores e formas para a construção de sua arte. “Eu acho que tem esta questão da memória de resgatar, mas não uma memória documental, que trabalhe com real, mas a memória sobre a impressão visual. Nesta pesquisa, me remeto à memória e fatos históricos, como este do navio e a estadia de Clarice Lispector e Mário de Andrade em Belém”, explica Nando. 

Dividida em duas partes, a performance vai da Curva – hall de entrada do Estúdio Reator; um ambiente expositivo com imagens da pesquisa; fotos, frames de vídeo, objetos, que introduzem o espectador visitante, no universo das memórias, sejam as “reais” de fatos vividos, ou sabidos e pesquisados, ou as construídas, inventadas a partir do que “poderia ser” ou o “advir” -, até a cena, uma performance com duração de 35 minutos. 

Nando Lima recebe os espectadores para juntos com eles mergulhar em um universo criado com luzes, vídeos, sons, objetos, e cenários, que constroem um “rio” sinestésico, um fio tênue de memórias deliberadamente refeitas e arquitetadas. 

Serviço
“O coração na curva de um rio”, performance de Nando Lima, neste domingo, 10 de março, no Reator, localizado na Rua 14 de abril, 1053, próximo a Governador José Malcher. Entrada franca. Informações: 8112-8497.

Nenhum comentário: