16.3.13

Um oficina para acender e expandir as ideias

O CêsBixo: Marise, Carol,  Bruno Pedro
A partir de segunda-feira, 18, abrem as inscrições para a oficina “Experimentos com a imagem que se move – Laboratório de Vídeo”, que o "Coletivo Cêsbixo” irá ministrar de 1 a 12 de abril, no Instituto de Artes do Pará. Faz parte da programação do 4º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia.

O curso é voltado ao pensar fotográfico de forma expandida. Abrangendo a fotografia em múltiplos suportes e meios, como também a questão autoral. Buscando uma dissolução da autoria para a construção de autoria coletiva. Tendo como ator principal o vídeo, por abarcar várias outras linguagens e desdobramentos técnicos e estéticos. 

Dessa forma, a dinâmica da oficina será baseada na produção de conteúdo que visa criar uma experiência multimídia de cunho documental sobre o salão e seu tema (Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia). A partir da formação de dois grupos que irão produzir de forma coletiva. Porém os participantes de cada coletivo possuirão suas funções determinadas como: redator, produtor, operador de equipamento de captura e editor. 

“A intenção é chegar ao resultado em vídeo sim. Mas além do resultado temos a intenção de dar ênfase na linguagem fotográfica e videográfica, suas divergências e convergências, alinhado ao pensamento da fotografia contemporânea que tanto nos influencia e que é a matéria prima do Prêmio Diário”, explica Pedro Rodrigues, do Cêsbixo. 

“Chippendale”, selecionadopelo prêmio em 2012
coletivo no campo artístico foram: a produção do vídeo arte “Chippendale”, selecionado na III edição do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, e no campo documental e comercial, produções em vídeo para a Kamara Kó Galeria, e produção gráfica para a rede de restaurantes Pomme d’Or. 

“Pensamos que a produção tem como elemento chave a linguagem, que deve ser sempre bem pensada e administrada de acordo com os recursos que são empregados e com o tipo de material que se pretende obter no final”, explica Pedro.

O Cêsbixo existe desde 2010, formado por artistas visuais que atuam tanto em salões e projetos de arte como em projetos comerciais de fotografia, vídeo e design. O coletivo tem como objetivo integrar áreas de interesse em busca de um produto final de melhor qualidade que converse com múltiplas formas de linguagem visual, dialogando com vários suportes, seja no âmbito artístico ou comercial. 

O 4º Prêmio Diário contemporâneo de Fotografia é uma realização do Jornal Diário do Pará, com patrocínio da Vale e do Shopping Pátio Belém, e tem apoio institucional da Casa das Onze Janelas do Sistema Integrado de Museus/ Secult-PA, Instituto de Artes do Pará e Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA). 

Serviço 
Experimentos com a imagem que se move – Laboratório de Vídeo. Oficina com o Coletivo Cêsbixo - 1 a 5 e 8 a 12 de abril, no Instituto de Artes do Pará. Das 14h às 18h. INSCRIÇÕES gratuitas: de 18 a 29 de março, pelo site www.diariocontemporaneo.com.br. Mais informações: Informações: Rua Gaspar Viana, 773 – Reduto Belém –PA – ou (91) 31849327/83672468 contato@ diariocontemporaneo.com.br. 31849327/83672468 contato@ diariocontemporaneo.com.br.

Nenhum comentário: