30.3.13

Projeto cria acesso às bandas de música do Pará

“O Toque Paraense das Bandas” tem início neste Domingo de Páscoa, às 11h, no Theatro da Paz, com entrada franca para a apresentação da AMAM - Associação Musical Antonio Malato, banda de música de Ponta de Pedra, Marajó. 

Ao todo seis bandas farão parte desta primeira edição, que irá até o mês de outubro, com objetivo de valorizar uma cultura tão forte existente no Pará, e também uma das fontes da pesquisa musical do historiador Vicente Salles. Ele, que escreveu "Sociedades de Euterpe - as bandas de Música do Grão Pará", com certeza, se estivesse vivo, ficaria feliz com a iniciativa.

Elas são inúmeras e se espalham pelos municípios paraenses. Algumas são centenárias, outras possuem mais ou menos de uma década, mas isso não é o mais importante. Tradicionais. As bandas de música se constituem em uma de nossas grandes riquezas culturais. Elas não só, fazem parte deste cenário cultural, como também estão ligadas à vida de suas comunidades. Estima-se que mais de 10 mil paraenses, entre jovens e crianças, estejam envolvidas neste processo de educação através da música.

Fundada por Antonio Malato, no dia 02 de maio de 1981, a AMAM é precursora do Clube Musical Circulista do Município de Ponta de Pedras.

Em 31 anos de existência, a banda sempre primou por sua responsabilidade social. Faz parte do Projeto de Interiorização da Fundação Carlos Gomes, há 16 anos e possui Núcleos de Musicalização em seis comunidades (quilombolas, ribeirinhas e de tradição indígena) do Município onde são atendidos 500 alunos.

Desde de 1981 a AMAM atua em Ponta de Pedras com a educação musical de centenas de alunos, muitos dos quais se encontram hoje tocando nas bandas do Exercito, da Marinha, da Aeronáutica, do Corpo de Bombeiro e na Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes.

A banda já realizou várias apresentações dentro e fora do Marajó. Em belém tocou na reinauguração do Estádio Olímpico do Mangueirão e no aniversário do Theatro da Paz, em 2008. Em seu repertório estão a música clássica e o jazz, passando pela bossa nova, o samba, bossa nova, carimbó e MPB, todas executadas por 80 jovens que integram a banda de Música. 

Outras - Nesta primeira edição, o público terá oportunidade de conhecer e apreciar também as bandas de músicas dos municípios de Bragança, Vigia, Paragominas, São Caetano de Odivelas e Barcarena.

O projeto foi criado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult- PA) e será apresentado no Theatro da Paz, sempre no último domingo dos meses de março, abril, maio, junho, outubro e novembro, sempre às 11h, com entrada gratuita. 

PROGRAMAÇÃO

31 de março 
ASSOCIAÇÃO MUSICAL ANTONIO MALATO: Fundada em Ponta de Pedras e com 31 anos de existência, a AMA, como é conhecida, é responsável pela formação de centenas de alunos que hoje integram várias bandas marciais. 

28 de abril
BANDA CANTÍDIO GOUVÊA – A FURIOSA DE BRAGANÇA – Uma das mais tradicionais referências musicais de bandas de Fanfarra, com 66 anos de fundação, destaca-se pelo repertório tradicional da região como xote, retumbão, carimbo e dobrados. 

25 de maio
CLUBE MUSICAL UNIÃO VIGIENSE – Fundada em 13 de maio de 1916, conta hoje com 60 integrantes sob a regência do Prof. Marinildo Pereira da Silva. 

30 de junho
ORQUESTRA DANIEL NASCIMENTO – Composta por 30 músicos, tem como regente Edigar Silas Nascimento e atualmente é administrada pela Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Paragominas.

27 de outbubro
BANDA RODRIGUES DOS SANTOS – São Caetano de Odivelas – Fundada há 131 anos, é considerada o patrimônio cultural mais antigo do município, tendo recebido título de Honra ao Mérito da Assembleia Legislativa do Pará. Atua na formação de mais de 300 alunos. 

24 de novembro
BANDA JOVENS TALENTOS DE BRAGANÇA – Fundada em 2012, abanda conta com 23 músicos e faz parte do projeto desenvolvido pela SECULT, sob administração da gerência de Música, sob a regência do Maestro Nelson Neves.

Nenhum comentário: