11.3.13

Na Elf: "Cenaculum" revela técnica mista de Ruma

A mostra consta de 12 pinturas feitas em técnica mista sobre tela, cada uma representando um dos discípulos que estiveram na última ceia de Cristo. O título da exposição é um derivado da palavra latina cena, que significa "jantar", e a galeria é o local onde se pretende partilhar a cultura e a arte. A curadoria da mostra é de Armando Queiroz.

"Da mesma carne de Leonardo, Ruma nos convida à ceia da cor, da pintura. Pintura como expressão do alimento divinizante. Mantos sagrados da cultura universal. Felizes os convidados para a ceia do Senhor! Doze pessoas, doze destinos corporificados em pigmentos, tessituras e mistérios”, diz Armando.

Na mostra, o traço do artista se evidencia como identidade em cada obra. No pano de fundo, lâminas simulando as pranchas de madeira usadas nas feituras dos barcos de pesca - uma alusão à atividade mais comum dos discípulos - ornadas com texturas e cores das embarcações amazônicas e fazem uma composição estética com signos e símbolos que representam a característica do discípulo escolhido por Jesus. 

Na exposição estão representados Pedro, André, João, Mateus, Bartolomeu, Tiago maior, Tiago menor, Simão, Judas Tadeu, Filipe, Tomé e Judas Iscariotes. Portanto, em Pedro, veremos a chave; em André, a cruz em formato de xis; em Bartolomeu a letra descascada tal qual foi o seu martírio; em Judas, as trinta moedas de prata e assim por diante. 

O artista explica que "após a definição da temática, e uma pesquisa para descobrir as peculiaridades, foi determinada uma composição seguindo a poética e as possibilidades visuais oferecidas pelos elementos simbólicos que estão empregados na construção de cada obra". 

As concepções de Ruma foram trabalhadas através da transferência dos pigmentos por meio de um plástico maleável, que abriu caminho para uma série de interferências inusitadas conseguidas com a colagem deste material. 

Partilhar a arte é o propósito do artista que amadureceu em sua carreira incorporando fazeres e saberes à sua marca genuína e autêntica, trazendo aos dias de hoje a releitura de uma cena que talvez tenha sido a maior de toda a história. Isto é “Cenaculum”, de Ruma de Albuquerque. 

Ruma, ou Rui Mário de Albuquerque, nasceu em Belém em 26 de janeiro de 1956. Formado em arquitetura pela UFPA, com pós-graduação em marketing pela FGV, cursou a escola de artes visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro. Participa desde 1979 de salões e coletivas no Brasil e no exterior, com exposições em Portugal e na Alemanha. 

Serviço
A exposição Cenaculum fica aberta das 10h às 19h, de segunda a sexta e aos sábados, de 10h às 14h, exceto feriados. ELF Galeria - Gov José Malcher, Passagem Bolonha, 60. Nazaré. Belém – Pará CEP 66.053-060 Tel: 55 (91) 3224-0854 www.elfgaleria.com.br www.facebook.com/elfgaleria.

Nenhum comentário: