17.3.13

Xumucuís já tem obras premiadas e selecionadas



A comissão de seleção e premiação do II Salão Xumucuís de Arte Digital, composta pela professora de artes Cláudia Leão e pelas artistas visuais Roberta Carvalho e Keyla Sobral, em reunião nos dias 14 e 15 março avaliou cerca de 300 trabalhos de artistas de todas as regiões do Brasil para chegar aos 20 nomes que compõe a lista de selecionados e premiados desta segunda edição. Os trabalhos premiados foram “Jukebox” da artista Lea Van Steen, de São Paulo, “Eufêmero” de Lucas Gouvêa, de Belém e “Panoramas del Sur de Nácho Duran, artista de Goiás.

De acordo com Lea Van Steen o trabalho “Jukebox, em parceria com Raquel Kogan,” propõe um espaço fragmentado, de reflexos múltiplos, gerados por um globo luminoso destes usados em casas noturnas vintage e explora um procedimento, comum também em outras obras da exposição, de partir do familiar, do doméstico, para buscar o inesperado, o excepcional.  

Lucas Gouvêa em “Eufêmero”  descreve sua obra como uma “meta-máquina que crio para intermediar a performance, é composta por uma câmera digital de vídeo captando uma imagem em tempo real que é conectava/transmitida à entrada de vídeo de uma televisão, esse dispositivo serve ao mesmo tempo como plataforma para execução da ação performativa em tempo real e posteriori esta, fica dentro do espaço expositivo como obra-registro do anti-retrato, repetindo aquela gravação em loop eterno”.   

A série “Panoramas del Sur” de Nacho Durán são recortes do continente americano em instantes aleatórios, uma amostra das suas naturezas e as suas múltiplas paisagens, criações naturais ou artificiais de várias épocas, e das pessoas em diferentes lugares e contextos.

Jukebox - Lea VanSteen - Primeiro Prêmio
Além dos três artistas premiados outros dezessete artistas foram selecionados para compor os dois hiper_espaços expositivos do Salão. Em ordem alfabética os vinte selecionados são: Andrei Thomaz (SP), Bruno Costa (PR), Cláudia Zimmer / Fabiola Scaranto (SC), Coletivo Hyenas (RJ), Diogo Brozoski (RJ), Duda (PR), Eduardo Montelli (RS), Ellen Nunes (SP), Giuliano Giagheddu (RJ), Hol (MG), Joao Paulo Racy (RJ), Junior Suci (SP), Lea Van Steen (SP), Lugas Gouvêa  (PA), Marcelo Armani (RS), Nacho Durán (GO), Neuton Chagas (PA), Ramon Reis (PA), Shima (MG) e Viviane Vallades (SP). Video-instalações, videoarte, web-arte, gravura digital, instalação sonora e game-arte em um panorama da arte digital brasileira inédito em Belém. 

Nesta segunda edição o Salão foi um dos 20 contemplados no edital “Conexão Artes Visuais/Minc/Funarte/Petrobras”, que teve mais de 800 inscritos em todo país e selecionado no Edital de Pautas do Sistema Integrado de Museus da Secretária de Cultura e no Edital de Pautas do CCBEU. O Salão Xumucuís de Arte Digital foi idealizado e tem curadoria de Ramiro Quaresma e Coordenação Geral de Deyse Marinho, com apoio tecnológico da Sol Informática.

Seviço
II Salão Xumucuís de Arte Digital: @mazônia artemídia. Hiper_espaço 01- Galeria CCBEU - Abertura dia 25 de Março de 2013 às 19h30. Hiper_espaço 02 – Sala Augusto Fidanza (Museu de Arte Sacra) - Abertura dia 11 de Abril de 2013. Informações: (91) 3348 6426 / 8239 2476 / xumucuís@gmail.com

(Fonte: Assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: