O documentário mostra a história de Hushahu Kátia Luíza Yawanawa, uma mulher Yawanawa que em 2005, aos 25 anos de idade, decidiu romper a tradição de seu povo para tornar-se pajé e receber a informação dos espíritos sagrados, segundo a cultura daquele povo, e os ensinamentos dos pajés anciões da aldeia. O retiro feito por Hushahu e sua irmã Raimunda Putani incluiu dietas, banhos e o uso de medicinas da floresta.
A diretora Letícia Ottomani explica que no documentário, o objetivo foi abordar questões de sexismo em povos tradicionais e ainda os ensinamentos sobre tradições ancestrais da medicina da floresta. “O filme trata, por exemplo, da produção do UNI (ayahuasca) e o uso dessa bebida pelos indígenas. Se a gente parar para pensar, o lugar de expressão acaba se manifestando no mistério, o que só é possível quando você também se disponibiliza a ter uma escuta e uma crença na existência desse mistério”, diz.
“O filme busca apresentar o feito dessa grande potência feminina que consegue romper com a estrutura patriarcal bem enraizada nas culturas nativas, e que passou a servir de referência direta para outras mulheres de dentro e de fora da aldeia, assim como o discurso e o trabalho espiritual das mulheres, que passaram a ser reconhecidos”, completa Ottomani.
Mostra 10 Anos - A programação desta quarta-feira, 21, é apenas um aperitivo para a Mostra Especial 10 anos que o Amazônia Doc abre dia 28 de abril, às 19h, pelo canal do YouTube. Além de bate papo, com cineastas convidados, nesta abertura, o evento prevê exibição de 42 filmes que já foram premiados nas seis edições já realizadas. A programação que se estenderá até dia 30 de maio. A mostra terá ainda encontros virtuais, duas oficinas e duas masterclasses.
Serviço
Lançamento de "A Pajé", nesta quarta-feira, 21, às 19h, pelo Youtube, e às 20h, pela AmazôniaFlix, antecipando a abertura da Mostra Especial Amazônia DOC - 10 anos, que ocorrerá de 28 a 30 de maio. Projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc Pará - uma realização da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo e Governo Federal, Secretaria de Cultura do Pará, Governo do Pará.
(Holofote Virtual, com informações da Assessoria de Imprensa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário