12.4.21

Casarão do Boneco lança o vídeo ama Zonas de nós

Coletivo Casarão do Boneco
Foto: Victoria Sampaio e Victor Peixe
13 artistas criadores-encenadores em imersão artística e afetiva realizam o experimento "ama ZONAS de nós - rios de cenas no Casarão do Boneco", selecionado pelo edital de Teatro da lei Aldir Blanc Pará. A pré-estreia é nesta quinta-feira, 15, com inscrição prévia. O lançamento oficial será no dia 16, às 20h, no canal de Youtube. 

Depois de um ano de portas fechadas, vivenciando um processo de transformação dos modos de criação, em plataforma digital, o coletivo se debruçou em um novo formato de co-criação e autoconhecimento, que resultou no "ama Zonas de nós", projeto que pretende, não só revelar as zonas de afeto de cada artista no Casarão do Boneco, como se (re)conectar com o público que também ficou privado da visitação do espaço.

Ao todo foram produzidas sete cenas que revelam essas relações. Nesta quinta-feira, haverá um encontro de compartilhamento desse processo processo artístico, e do qual os interessados em participar devem pedir o link de inscrição pelo whatsapp: (91) 98084 7126, e depois no dia 16, o lançamento do vídeo será aberto ao público, pelo canal de Youtube, às 20h.

O projeto misturou as linguagens do teatro e do cinema para relacionar memória, áreas afetivas e significações pessoais de ancestralidades, reverberados em cada um dos participantes, que escolheram um cômodo do Casarão do Boneco, como zona indutora de seu processo criativo para desenvolver sua cena. Aníbal Pacha, um dos habitantes do Casarão do Boneco, também diz que esse momento de criar junto, diante de todas as dificuldades impostas pela Pandemia, é importantíssimo, em que o grupo consegue se "re-vincular, re-traçar, juntar novos e outros afetos. Afetos no fazer, no desejo” diz o artista. 

Aníbal Pacha
Foto: Victoria Sampaio e Victor Peixe

Para ele, o "ama ZONAS de nós" promove um encontro particular, resgatando o amor dos artistas pelo espaço e reagrupando os fazeres do coletivo. "Para mim é muito importante pensar a criação artística em grupo, e esse projeto veio para isso, para juntar espaço físico com o espaço pessoal de cada um.  São duas casas: o corpo do coletivo e o corpo do casarão”, conclui.

Adriana Cruz, que participa do experimento artístico, esse processo faz parte de um grande exercício de produzir arte coletivamente. "Sim, o exercício de trabalho horizontal. Significa que é construção permanente. Não só de gestão, mas exercitamos a criação. Dar lugar às vozes de todxs os artistas produtores. Fácil não é, mas é muito importante pra nós, aprender a deixar o outro dizer o que pensa, ouvir e saber dizer o que pensa como artista de modo a colaborar, a misturar ideias, corpos, imagens. Tem sido um exercício instigante, como foi o Velório da Matinta”, diz a atriz e escritora.

Além dos dois, também co-criaram Cristina Costa, Paulo Ricardo Nascimento (In Bust Teatro Com Bonecos);  Andrea Rocha, Thiago Ferradaes e Fafá Sobrinho (Produtores Criativos); Maurício Franco (Bando de Atores Independentes); Lucas Alberto (Cia Sorteio de Contos); Leonel ferreira (Cia Madalenas de Teatro),  Nanan Falcão, Cincinato Jr. e Victória Sampaio.

Cenas que deram origem ao documentário

Leonel Ferreira
Foto: Victoria Sampaio e Victor Peixe
Cartomante - O que leva uma pessoa a ir ao encontro de um cartomante? Desejo, necessidade ou curiosidade? D. Pretinha tinha o dom de ver através das cartas. Suas previsões eram certeiras. Sua casa simples, porém, muito aconchegante vivia um entre as pessoas que lhe procuravam para uma sessão de baralho em sua sala de consulta. D. Pretinha é minha avó materna e ela é um rio a correr em minhas memórias.  Vamos jogar um baralho?

Ficha técnica: Concepção e atuação; Leonel Ferreira |Direção de Arte: Maurício Franco e Nanan Falcão| Consultoria: Maria Ironeide de Souza.

Açude - Fechando janelas como quem represa sonhos. Nos rios de afeto que me banham, mergulho e lá miro as marcas das águas que passaram antes. Deito no fundo e avisto em sonho, um céu com uma constelação de nós.

Ficha técnica: Concepção e atuação: Nanan Falcão |Iluminação: Nanan Falcão & Thiago Ferradaes | Consultoria: Maurício Franco 

Fafá Sobrinho
Fotos: Victoria Sampaio e Victor Peixe
Sonhos: por que não sonhar? - Desde criança registrava os acontecimentos que me marcavam, floreando e criando histórias, quase sempre, mirabolantes. A cena é o relato de uma visita ao Bosque Rodrigues Alves, em outubro de 1972, onde o encanto, a beleza e o desconhecido se misturam com o "terror infantil”, tão comum diante do inusitado. Para aquela menina, a exuberância que se descortinava à sua frente, em tudo, parecia um sonho. Um grande SONHO!

Ficha técnica: Texto e interpretação: Fafá Sobrinho | Figurino: Maurício Franco | Direção de Arte: Ila Nanan/Maurício Franco | Direção de Cena: Coletiva.

Aprendi a ouvir histórias contadas no silêncio - Um loop da vida nos encontros ancestrais. Um conjunto de vidas percorridas, que se repetem várias vezes até alcançar as condições desejadas de suas permanências ancestrais. 

Ficha técnica: Criação, dramaturgia e interpretação: Aníbal Pacha | Roteiro: Adriana Cruz | Confecção das máscaras, cenário e figurino: Aníbal Pacha.

Adriana Cruz e Maurício Franco
Foto: Victoria Sampaio e Victor Peixe
Vida é tecido, fios e sons - As cenas trazem como indutores as relações de afeto, que construímos com nossos antepassados próximos, nossos laços consanguíneos ou não, mas, que de alguma forma, nos atravessam e tecem as nossas presenças no tempo de agora, paradoxo entre o efêmero e o eterno.

Ficha técnica: Atuantes criadores: Maurício Franco e Adriana Cruz | Ambiência Sonora: Cincinato Jr. | Operação de Sonoplastia: Cincinato Jr. | Criação e operação de iluminação: Thiago Ferradaes | Visualidade: Maurício Franco e Adriana Cruz.

Fio?! Fio de quem? - Segue o fio e terá alguma condução, algum sentido, esse ou aquele, aquele não. Fios passam por todos os espaços, se embolotam pelo Casarão. Passam no boneco e passam pela minha e pela tua e pela tua e pela tua mão. Vindo do jardim, vindo da casa, apareceram do teto, surgiram do chão. Por quê? De quem? O quê eles são?

Ficha técnica: Atuante: Paulo Ricardo Nascimento | Roteiro in progress: Paulo Ricardo Nascimento / Nanan Falcão / Vic Rapsódia.

FICHA TÉCNICA PROJETO

Direção audiovisual e de fotografia: Victoria Sampaio

Iluminação - Thiago Ferradaes

Som direto e Desenho de som - Cincinato Jr.

Assistente de fotografia: Victor Peixe

Direção de Arte - Nanan Falcão e Maurício Franco

Montagem/Edição - Lucas Alberto Cunha

Mídias sociais - Roberta Brandão

Designer gráfico: Victoria Sampaio

Assessoria de imprensa: Luciana Medeiros 

Coordenação de Produção: Cristina Costa 

Produtores: Andrea Rocha, Fafá Sobrinho e Thiago Ferradaes

Serviço

"ama ZONAS de nós - rios de cenas no Casarão do Boneco" - Pré-estreia será no dia 15 de abril, com inscrição prévia pelo wpp: 91 98084 7126. Lançamento oficial, no dia 16 de abril, às 20h, pelo Canal de YouTube Casarão do Boneco. Projeto selecionado pelo Edital de Teatro - Lei Aldir Blanc Pará. Realização: SECULT/ Governo do Estado do Pará / Ministério do Turismo / Governo Federal/ Coletivo Casarão do Boneco.

Nenhum comentário: