14.4.21

Pai Raimundo se despede com ritos e encantarias

Rituais de passagem, som de tambores, rezas e ladainhas marcaram o início do projeto "Encantarias de São Benedito: performances visuais do Santo Preto em comunidades de terreiro em Bragança-PA”, selecionado pela Lei Aldir Blanc do Pará, prêmio Artes Visuais FotoAtiva. 

O projeto visa a produção coletiva de fotos e videoperformances em dois terreiros de Bragança, que dialogam com a relação ritualísticas dos cultos a São Verequete (Toiá Averequete da tradição afro-brasileira do Tambor de Mina) e  São Benedito da tradição católica. Foram escolhidos os terreiros de Pai Raimundo e de Pai Kauê, irmão e filho-neto de D. Rosa, maruja mantenedora da tradição da Marujada e do Tambor de Mina e Umbanda, salvaguardando a ancestralidade cabocla bragantina que resiste aos processos de apagamento dessa cultura na região.

O projeto, porém, não começou exatamente como o planejado. As oficinas de foto-performances e videoperformances que iriam iniciar, quando veio a notícia triste. Pai Raimundo, do Terreiro da Vila que Era, faleceu. No dia 8 de março a equipe precisou pensar rápido. Os rituais para o velório iriam começar naquele dia à noite e entrar pela madrugada.

“Estávamos prontos para iniciar as oficinas no Terreiro do Pai Raimundo, mas com isso, tomamos a decisão de priorizar os registros dos ritos de passagem que ocorreram na comunidade após a morte dele. Registramos, entre outras coisas, o Tambor de Choro, ritual do Tambor de Mina e da Umbanda, em que se toca o tambor e se dança para o ente querido em despedida, e transformar tudo em vídeo-performances”, diz Pedro Olaia, profesor, ator, performer e articulador cultural em rede, atuando no projeto na pesquisa e na condução das oficinas de foto e video-performances.

Esmolação recebida no Terreiro

Raimundo Matos da Silva tinha 58 e era conhecido como Pai Raimundo. Ele cuidava do terreiro localizado na Vila Que Era, o único que ainda recebe, em seu terreiro, na Vila que Era, a esmolação da Comitiva de São Benedito, além de manter viva a tradição do tambor de Mina e culto a São Verequete. Todos os anos, ele também participava, no dia 25 de dezembro, da festa da marujada, adentrando e dançando no barracão, saindo depois para o terreiro, onde as celebrações continuavam. 

“No projeto, estamos propondo a interlocução entre fotografia, audiovisual e performance, apresentando ao público outras possibilidades de narrativas para preservação da memória social dos devotos de São Benedito de Bragança, que borram as fronteiras e caminham entre a fé ocidental e as tradições da sua ancestralidade local. Os resgistros feitos no terreiro do Pai Raimundo farão parte das exposições”, continua Pedro Olaia.

Nesta semana, a expectativa é retomar as atividades presenciais, com o fim do lockdown previsto para esta quinta-feira, 15. “Neste outro terreiro iremos realizar as três oficinas de fotoperformance e videoperformance, entregando os equipamentos nas mãos dos participantes, residentes naquela comunidade. Eles farão os registros, cujos resultados serão apresentados também numa exposição no terreiro e outra na cidade”, conclui Olaia.

O resultado contará com  três momentos de exposição. Mostra dos registros em vídeo e fotografias (etnografias visuais), da Ladainha e do Tambor de Choro, na antiga casa do Pai Raimundo; mostra das videoperformances e das fotoperformances no terreiro do Pai Kauê e mostra dos dois trabalhos em praça central em Bragança.

O projeto conta ainda com Pierre Azevedo, pesquisador e produtor em projetos científicos, culturais e audiovisuais, voltados à cultura popular, comunidades amazônicas, patrimônio cultural e artes visuais; Mayka Melo, fotógrafa bragantina, mantenedora da cultura popular como maruja há sete anos; Marília Frade, artista-pesquisadora e educadora com estudos teóricos e práticos no teatro do oprimido, moradora de Bragança; Raquel Leite, fotógrafa bragantina com obras realizadas na área do audiovisual, e San Marcelo, operador de câmera, diretor, roteirista e montador. 

Por enquanto, as atividades seguem suspensas, também por causa do lockdown que permanece em vigor na cidade. O novo cronograma prevê a realização das oficinas em maio. No momento, a equipe trabalha de forma remota, editando os vídeos e fotos que já foram produzidas.

Acompanhe o projeto, nas redes sociais @encantariasdesaobenedito

Fotos: Raquel Leite

Texto: Holofote Virtual | Luciana Medeiros

(Reedição - texto publicado originalmente no Caderno de Cultura de O Liberal, em 13 de abril de 2021)

Nenhum comentário: