14.4.21

Programe-se para a 19a Jornada Pinhole Day Belém

#contarhistoriaspinholeday2021

Entre os dias 17 e 22 de abril, gratuitamente, a 19ª edição da Jornada Pinhole Day Belém traz como tema “Contar Histórias”, um convite para compartilhar e criar novas experiências através da fotografia artesanal. A programação terá dois bate-papos e quatro lives no canal do Youtube da Fotoativa e conta com participações internacionais. 

A Fotoativa vem realizando, anualmente, desde 2002, o Projeto Pinhole Day Belém, inspirando-se no Worldwide Pinhole Photography Day, um evento mundial que busca promover o conhecimento e a reflexão sobre a prática da fotografia pinhole e suas possibilidades.

Ao longo dessa trajetória a programação foi ampliada com atividades complementares como oficinas, rodas de conversa, mostra de resultados e um tema com o objetivo ativar processos de criação e reflexão de práticas que envolvem essa técnica. Este ano, uma novidade é que a Jornada Pinhole Day Belém tem parceria do Centro de Fotografía de Montevideo , que no dia 22 de abril irá lançar a publicação “Fotografía estenopeica: prácticas y reflexiones”, da coleção Cuadernos.  

Nesses quase 20 anos de projeto, o pinhole foi difundido em Belém e hoje muita gente conhece e trabalha com essa modalidade de fotografia produzida com dispositivo fotográfico sem lente. No lugar da lente, um furinho pelo qual um único feixe de luz, que constitui a imagem do assunto, se projeta para dentro da câmera escura e é “capturada” em material fotossensível (papel, filme fotográfico ou até mesmo um sensor digital).

Programação Geral


LIVES:

-> 17 de abril 2021
sábado, 16 horas
“A_PONTE: Lab. de Fotografia Pinhole na UP Santo Antônio (Combu)”, com Adriele Silva da Silva e mediação de Josianne Dias.

->20 de abril 2021
terça, 19 horas
Conversa com Lucía Nigro (UY) sobre processos educativos no Centro de Fotografía de Montevideo, mediação de Martín Pérez (UY).

->22 de abril 2021
quinta, 19 horas
Lançamento da publicação “Fotografía estenopeica: prácticas y reflexiones”, da coleção Cuadernos Educativos do Centro de Fotografia de Montevideo, Uruguai. Neste encontro, participarão os autores na publicação Miguel Chikaoka (BR/Fotoativa) e Alejandra Marín (AR/CdF), junto a Daniel Sosa (UY/CdF) e Lucía Nigro (UY/CdF).

->24 de abril 2021
sábado, 16 horas
“Imaginar outras imaginações - o pinhole e suas possibilidades de fabulação”, com Tatiana Altberg e mediação de Miguel Chikaoka.

BATE PAPOS:

->25 de abril 2021
domingo, 9 horas
Bruno Alencastro + Alexandre Sequeira
Projeto Obs - cu - ra + “A socialização da experiência poética a partir da câmera pinhole”

->25 de abril 2021
domingo, 17 horas
Simone Wicca + Miguel Chikaoka
Pinhole em projetos educativos + “Simplesmente Pin-hole: entre a potência e a essência”


Curtiu o conteúdo? Compartilha e segue também a gente no Instagram @holofote_virtual

Nenhum comentário: