5.4.21

Sapucaia Filmes adia filmagens em Bragança-Pa

Programada para iniciar nesta segunda-feira, 5 de abril, a semana de filmagem do curta “Madá”, projeto da Sapucaia Filmes apoiado pela Lei Aldir Blanc do Pará, foi adiada mais uma vez, devido ao aumento de casos por Covid-19 em Bragança. Há três semanas, a equipe fechou as últimas locações e organizou logística para dar início às gravações, mas o lockdown decretado pelo Governo do Estado na capital, não permitiu, uma vez que integrantes da equipe não puderam sair de Belém.

O que ocorre com o projeto da Sapucaia Filmes tem afetado outros trabalhos, principalmente na área do audiovisual, mas não apenas. Na área da música, as gravações em estúdio, por exemplo, continuam em parte, suspensas. A situação complicou tanto, que a Secult-Pa já prorrogou o prazo para a entrega até o final de maio, mas ainda assim, não sabemos se será possível, uma vez que neste momento, os casos de Covid-19 seguem em alta.

“As filmagens de Madá foram transferidas para o final do mês”, informou o diretor do curta e da Sapucaia Filmes, o realizador San Marcelo. “Precisamos mudar as datas pela terceira vez. E agora, além dos altos índices de casos de contágio em Bragança, também foram registrados óbitos, com possibilidade de lockdown. Por isso decidimos em conjunto com a equipe técnica adiar as gravações para ver se melhora essa situação e tenhamos um pouco mais de segurança para filmar”, comenta. 

A notícia foi difundida nas redes sociais e imprensa. Os leitos do hospital público da cidade estavam com 100% da capacidade ocupados. “O governador Helder Barbalho esteve no município para entregar novos leitos, mas se não tiver uma contribuição da população vai lotar novamente. Infelizmente”, lamenta.

Uma história de sonhos e ancestralidade

"Madá" tem roteiro original de San Marcelo. Conta a história de uma mulher que deseja ser uma dançarina profissional, e se vê em um conflito que a leva a escolher entre a carreira e a família.  A proposta se destina ao público adulto, porém tem a magia do sonho adolescente.

“O projeto se propõe a tocar em temas mais complexos de forma leve, pois tem o intuito de fazer um cinema de entretenimento, não deixando de lado a função de comunicar, denunciar, pois paralelo à trama principal, se estabelece uma relação com a cultura bragantina, com os problemas locais, e desta forma o roteiro joga com essas temáticas sociais e o idealismo de um sonho”, explica San, que vem construindo uma trajetória no cinema paraense.

Operador de câmera, diretor de fotografia, roteirista e montador, ele trabalha com audiovisual há uma década. Vem realizando o Festival Curta Bragança desde 2018, e em 2019, lançou o seu primeiro curta de ficção, “Assustado”, rodado inteiramente em Bragança, com equipe 98% formada por paraenses, a maioria dos profissionais também bragantinos. O filme, resultado do Prêmio de Produção e Difusão Artística do Programa de Incentivo à Arte e Cultura da Fundação Cultural do Pará, está disponível no catálogo Égua do Filme, do festival Amazônia Doc.

San é graduado em Letras Inglês pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com especialização em Tradução pela UFPA e Produção Audiovisual e Cinema Digital pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia - IESAM/Estácio. Possui MBA em Direção de Artes para Cinema, TV e Vídeo, pela Faculdade Estácio de Sá, e Mestrado do Programa de Pós-graduação de Linguagens e Saberes na Amazônia – PPLSA/UFPA, com estudos em Narrativa Visual, cinema na Amazônia e imagem.

O curta "Madá" é uma realização da Sapucaia Filmes, por meio do edital de audiovisual da Lei Aldir Blanc, e apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Bragança, Secretaria Municipal de Cultura e Desportos, Universidade do Estado do Pará - Liceu da Música de Bragança – Campus XXI, Instituto Federal do Pará – Campus Bragança e Instituto Nova Amazônia - INÃ .

Mais informações: www.sapucaiafilmes.com.br 

Nenhum comentário: