6.4.21

Mulheres da técnica lançam campanha e cadastro

As cameras Carol Torres e Ariela 
Motizuki, na FEMEA - fev. e março 
de 2021. Foto: Maira Henriques.

Buscando facilitar o acesso a um banco de dados com os contatos das profissionais no Pará, o Movimento Mulheres na Técnica em parceria com a Lambateria criou uma página onde estará disponível um banco de dados com os contatos e experiências dessas profissionais. A ideia é facilitar a localização dessas técnicas. 

Em 2019, mulheres artistas de múltiplas linguagens que fazem parte do Coletivo Alumiá decidiram lançar uma pesquisa para conhecer o perfil das técnicas que atuam no Estado do Pará. O objetivo era fazer um levantamento local sobre o quantitativo de mulheres atuantes em atividades técnicas voltadas para artes cênicas, gestão e produção. 

A partir dessa pesquisa, que localizou mais de 50 técnicas, o Coletivo criou em 2020 o Mulheres na Técnica – Pará (MNT-PA), uma rede de apoio e visibilidade para mulheres técnicas de diversas áreas do segmento cultural.

“Nossa proposta é fomentar a união dessas mulheres em busca de visibilidade no mercado de trabalho, incentivar novos complementos de profissionalização e compartilhar saberes e experiências”, revela Natasha Leite, iluminadora e uma das idealizadoras da pesquisa. Natasha revela que o movimento foi inspirado em uma iniciativa realizada no estado do Ceará, que autorizou o uso do mesmo nome: Mulheres na Técnica. “Essa iniciativa atua principalmente enquanto mobilizadora de trocas no intuito de debater o ofício técnico feminino nas artes, a garantia de direitos e capacitação em prol da atuação efetiva no mercado de trabalho” explica.

Hoje, o grupo conta com 66 mulheres, com faixa etária entre 22 e 65 anos, que possuem formação com base mínima de ensino técnico profissionalizante e aprimoramento em mais de uma área de conhecimento. São técnicas espalhadas pelo Estado, que atuam nas mais variadas linguagens, entre elas se destacam: iluminação, sonorização, cenografia, figurino, cinema, audiovisual, fotografia e produção.

“É incrível como as mulheres na técnica têm um alto grau de formação e ainda assim somos minoria no mercado”, lamenta a iluminadora.  “Por isso este movimento é tão importante para que possamos unir forças e somar conhecimento para impulsionar mais mulheres ao trabalho técnico profissional nas artes”.

Natasha Leite, em entrevista na FEMEA WebTv
Foto: Maira Henriques
A preocupação de aumentar a presença de mão-de-obra feminina nos projetos, a exemplo do edital da Lei Aldir Blanc que destinou percentual para iniciativas propostas por mulheres, vem abrindo mais vagas no mercado para as técnicas, mas uma das problemáticas enfrentadas por elas é a divulgação de seu portfolio e contato. A página do Mulheres na Técnica Pará está disponível no site lambateria.com/mulheresnatecnica

A página está em construção, mas já aberta às mulheres que queiram fazer seu cadastro. Todas as profissionais que atuam no segmento cultural e de alguma forma se dediquem às atividades técnicas de criação e produção artística podem solicitar o cadastro. O formulário está disponível na bio do Instagram Mulheres na Técnica Pará (@mulheresnatecnica_pa).

Campanha – Passando por um momento delicado por conta da pandemia, algumas técnicas estão com dificuldade para se manterem, uma vez que os trabalhos diminuíram. Por isso, o Movimento também está fazendo uma campanha de arrecadação de dinheiro que será destinada para ajudar as mulheres que atuam no setor. As doações podem ser feitas via PIX (+5591982393329) até dia 30 de abril.

“Nossos próximos passos são seguir trocando saberes, solidificando nosso banco de dados que sirva para um reconhecimento profissional e indicação para novos trabalhos, além de garantir visibilidade e direitos básicos para nossa atuação profissional. Também queremos inspirar outros estados a aderirem ao movimento num grande levante pelo território nacional”, conclui Natasha.

Serviço

Campanha de Arrecadação Mulheres na Técnica Pará. Até 30 de abril. Pix +55 91 982393329. Mais informações: www.lambateria.com/mulheresnatecnicapa e (91) 98239-3329 (Natasha Leite).

(Holofote Virtual, com informações da Lambateria Produções)

Nenhum comentário: