2.2.11

Desabamento do Real Class em Belém vira tema de documentário

A iniciativa da Produtora Greenvision e da ABDeC-Pa pretende incentivar a produção audiovisual na cidade e refletir sobre problemas locais. O edital está aberto e recebe propostas até este domingo, 06 de fevereiro. 

Belém do Pará, dia 29 de janeiro. Poderia ter sido um sábado qualquer, mas não foi. Por volta das 14h, um edifício desmorona em pleno centro da cidade. Para quem conhece Belém, na Rua 3 de Maio, entre Magalhães Barata e Governador José Malcher.

O caos se instalou na cidade. Chuva, energia cortada e muitos desabrigados. A Defesa Civil chegou a contabilizar quase duzentas pessoas desalojadas, moradoras do perímetro onde houve o desabamento. 

As informações, porém, ainda são desencontradas. A empresa diz que no sábado havia somente dois operários trabalhando no edifício Real Class. Mas há quem diga que há mais de 20 pessoas desaparecidas. No quinto dia de buscas, os bombeiros conseguiram resgatar dos escombros, na madrugada desta quarta-feira, 02, o corpo de um dos dois operários confirmados pela empresa. Mas o outro continua desaparecido. 

A tragédia fez uma terceira vítima, também já identificada. Trata-se de uma senhora que morava na casa ao lado e que foi atingida. Ontem,  pedaços de entulhos foram recolhidos e mandados a sede do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. Aguarda-se um laudo.

Documentário - A tragédia, que abalou a cidade, será transformada em documentário, através de uma iniciativa captaneada pela produtora Greenvision e pela Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas do Pará – ABDeC-PA.

“A idéia deste projeto surgiu a partir de discussões virtuais no twitter sobre o papel da cobertura da mídia no caso, e suas questões éticas. Assim, queremos aprofundar essas visões com as pessoas da sociedade que tem pensado sobre o caso.

Nossa principal intenção é possibilitar novas reflexões, calcadas em bases éticas e com conteúdo, longe de achismos ou especulações”, diz Dani Franco, presidente da ABDeC-PA. "A partir da publicação desta idéia, via twitter, em 40 apenas minutos, foram enviadas 08 propostas para a realização do documentário", complementa. 

As inscrições estão abertas até este domingo. O vencedor ganha  R$ 4.000,00 para a realização de um documentário curto. Priscila Brasil, da produtora, alega que a iniciativa foi impulsionada pela discussão que se instalou na cidade, em torno do caso  do desabamento, e a ausência de uma reflexão maior sobre a questão.

“Percebemos que as pessoas querem se expressar sobre isso e que a problemática é muito profunda. Envolve o crescimento desordenado da cidade e as pessoas falam nisso, pensam nisso. Achamos que é importante produzir algo mais amplo do que as reportagens de TV conseguem captar”, explica a produtora e documentarista.

Ao mesmo tempo este edital do tipo the flash é também uma maneira de contribuir para a produção audiovisual local, principalmente para o documentário, uma tipo de fazer cinema que nem sempre surge em tempo de se construir um projeto, aprovar em lei e aguardar patrocínio ou políticas culturais voltadas ao cinema.

Reflexão e incentivo audiovisual As dificuldades são muitas para se produzir cinema na Amazônia. Na edição de hoje, o Jornal Amazônia trata do assunto e ouviu o secretário de cultura do estado que disse que o audiovisual terá apoio por parte do governo, mas que precisa reunir com a classe.

"O governo não tem como financiar uma produção cinematográfica, até porque não é o nosso papel. Mas estamos abertos para conversar e pensar formas de apoio aos nossos produtores locais", disse Paulo Chaves para a reportagem.

Enquanto o debate político se forma em torno da questão,  iniciativas como a da produtora Greenvision é muito bem vinda. O recurso para isso vem do GreenLab, projeto de laboratório da Greenvision.

É através deste projeto que será premiado a melhor proposta de documentáiro sobre o desabamento, assim como mais trazer, em breve a Belém,  pessoas para relatar experiências não muito convencionais de se fazer um documentário.

“É um projeto financiado pela Vivo, através da Lei Semear, com intuito de ajudar projetos pequenos a se concretizarem. “O primeiro projeto do GreenLab é o CD da gang do eletro que está sendo gravado no APCE e agora o Lab começa a parceria com a ABDeC-Pa”, diz Priscila.

Envio de propostas - É muito simples. Basta escrever, em até 20 linhas, o que pretende realizar. Uma comissão de três pessoas, envolvendo ABD, Greenvision e um realizador independente, vai selecionar uma, entre todas as enviadas até este domingo, 06.

O documentarista pode ser iniciante e terá seu trabalho acompanhado pela ABDeC-Pa e The Greenvision. As propostas devem ser encaminhadas para prisbrasil@gmail.com

“Até na semana que vem a pessoa já estará com o dinheiro nas mãos e vai realizar seu documentário assistido por nós (caso queira e precise). É uma forma de movimentar a producão audiovisual da cidade e abrir oportunidade inclusive pros diretores iniciantes”, explica Priscila.

E é bom ficar atento, pois esta iniciativa deve continuar nos próximos meses, com outros "flashes de seleção”, sem muita burocracia, de forma rápida. “Cobrindo temas que são nossos e que precisam de reflexão. A qualquer momento pode rolar outro edital, pois a idéia é fazer mais dois ou três deles somente neste primeiro semestre”, complementa a documentarista.

Para acessar o edital, na íntegra, vá ao blog da ABDeC-PA


2 comentários:

Ateliê Nunes disse...

Só no inicio da matéria... onde se lê 29 de maio, não seria 29 de janeiro ? Talvez uma confusão com o nome da rua!

Holofote Virtual disse...

Opa, com certeza, nossa. Agradeço tua observação. Já estou ajustando.

Luciana