10.9.11

Cia de Investigação Cênica em foco no Reator

Fotos: Danilo Bracchi

“Depois de Revelada Nada Mais Muda” será apredsentado neste sábado, 10 (21h), e domingo, 11 (20h), no Estúdio Reator. Na próxima semana, o grupo viaja para Minas Gerais, onde participa do projeto DANCON - Liga Cultural de Dança.

Mas neste final de semana o público de Belém tem oportunidade de ver espetáculo que, no espaço cênico de uma caixa escura, corpos se movem e revelam imagens de sentimentos, transpondo poeticamente o processo fotográfico, em fragmentos manifestados através da dança - como frames que podem falar e se movimentar.

No elenco, Danilo Bracchi, France Moura, Marluce Oliveira, Leonardo Venturieri e agora com Ícaro Gaya e Natália Simão, convidados para esta apresentação no REATOR/DANCON, são os intérpretes que, sensibilizados como um papel fotográfico, compõem percepções e emoções sob a luz. 

"Depois de Revelada Nada Mais Muda" é o resultado da 7ª Edição da Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística do Instituto de Artes do Pará - IAP, ano de 2007. É também o espetáculo de estréia da Companhia de Investigação Cênica onde de fato o coreógrafo Danilo Bracchi junto com sua Companhia começa a pesquisar o corpo, o movimento e a cena.

“Cada momento capturado pela máquina é a combinação complexa de variáveis como luz, tempo, intenção, movimento, sentimento. Tentamos mostrar isso. Tentamos mostrar como tristezas e alegrias aparecem em cenas rápidas, como flashes que nos invadem e que, depois, vão embora”, explica Danilo Bracchi.

O espetáculo tem direção, coreografia e adereços de cena de Danilo Bracchi, que também assina o figurino, junto a Maurício Franco, o cenário, junto com Nando Lima e a luz, com Tarik Alves. A trilha sonora original e a direção musical são de Leonardo Venturieri.

DANCON – A Liga  é um investimento no aprimoramento artístico da dança produzida no interior levando em consideração que estes artistas convidados, mais que agentes são semeadores de sonhos, de encorajamento e sensibilidade e com isso serão capazes de gerar conhecimentos específicos em Dança Contemporânea nos âmbitos conceitual, estético, político e mercadológico, para Dançarinos, coreógrafos, professores e toda comunidade envolvida. 

Em sua primeira edição, o evento será realizado de 16 a 21 de nas cidades mineiras de Belo Horizonte e Governador Valadares, com objetivo de reunir artistas nacionais e internacionais interessados em trocar experiências e contribuir com o desenvolvimento da Dança Contemporânea no país. 

O DANCON tem como meta levar às comunidades interioranas, informações contemporâneas por meio de atividades de formação, intercâmbio e reflexão sobre a dança. Danilo Bracchi fará um relato de suas experiências com a companhia e também ministrará um workshop, além de apresentar o espetáculo “Depois de Revelada Nada Mais Muda”

O projeto foi escrito em Belém, em maio do ano passado, pelo seu coordenador e curador, Clênio Magalhães, que esteve por aqui a convite da Cia de Investigação Cênica, que desenvolve várias etapas de um projeto mais global, intitulado Conexões Dança, com patrocínio da Funarte, desde 2009.

Clênio foi trazido para troca de experiências com bailarinos e coreógrafos, além de auxiliar no processo coreográfico da segunda temporada de Taobonitodetaofeio, outro espetáculo da companhia, em maio de 2010. O DANCON tem ainda a direção de produção de Elias Gibran e Tamaki Yonekura e produção executiva de Aki Katai, Maurício Mendes e Pedro Paulo.

Serviço
“Depois de Revelada Nada Mais Muda”, espetáculo da Cia de Investigação Cênica. Dias 10/09, às 21h, e 11/09, às 20h. No Estúdio Reator - Trav. 14 de Abril, 1053, entre Magalhães Barata e Governador José Malcher. Ingresso: R$ 15,00 e R$ 7,00 (meia). Mais informações: 91 8396.9916.

Nenhum comentário: