3.9.11

Mostra reúne literatura e cinema italiano

O Leopardo
A Itália também recebe homenagens na XV Feira Pan-Amazônica do Livro através da mostra cinema que inicia neste domingo, no Cine Teatro Maria Sylvia Nunes, reunindo obras de alguns dos mais importantes diretores do cinema italiano, como Luchino Visconti, Bernardo Bertolucci, Federico Fellini, Vitório de Sica, Michelangelo Antonioni e Pasolini. 

O primeiro filme a ser exibido (DVD), às 10h, é “O Leopardo”, baseado no livro homônimo de Tomasi de Lampedusa. Na adaptação cinematográfica, Visconti trata com precisão os detalhes deixados por Lampedusa e aposta em um elenco de peso para retratar a aristocracia decadente: Burt Lancaster, Alain Delon e Claudia Cardinale.

Às 15h30, será realizada a conferência “Cinema e Literatura na obra de Luchino Visconti”, com apresentação de Mauro Porru e mediação do especialista em Letras, Elias Neves. O segundo filme a ser exibido é “O Inocente”, às 17h, com base no livro de Gabriele D’Annunzio. O último filme deste domingo, também de Visconti, é “Morte Em Veneza”, adaptado do livro de Thomas Mann. A exibição, em película, acontecerá às 20h30.

Na segunda-feira, 5, o diretor selecionado é Bernardo Bertolucci, que  iniciou a carreira na literatura, ganhando fama como poeta, antes de se dedicar ao cinema. “O Céu que nos Protege”, baseado no livro autobiográfico de Paul Bowles, narra a história do casal de escritores americanos Port (John Malkovich) e Kit (Debra Winger), que buscam no deserto do Saara um sentido para suas vidas.  O filme Será exibio às 16h (DVD).

“O Conformista”, às 18h20, é inspirado no romance de Alberto Moravia (DVD) e traz Jean-Louis Trintignat e Dominique Sanda num filme de alto teor político ao abordar o status quo que a maioria das pessoas vive quando submetidas a regimes totalitários. O último filme de Bertolucci a ser exibido é “Assédio”, com exibição em película, às 20h30.

Anita Ekbergna cena clássica de A Doce Vida
Fellini - Na terça-feira, 06, a mostra tem filmes de Federico Felini, iniciando às 16h, com a exibição de “8 ½” (DVD). Além de ter Fellini na direção, a produção conta com Marcello Mastroianni e Claudia Cardinalle, Sandra Millo e trilha sonora assinada por Nino Rota.

Às 18h é a vez de “Satyricon”, livre adaptação do livro homônimo de Petrônio. Fellini abusa da estética surrealista e do tom psicodélico para reproduzir a cidade de Roma, descrita por Petrônio, em rituais diversos. 

Da Roma antiga para a contemporânea, “A Doce Vida”, será exibido em película (às 20h30), provocando o olhar para a modernidade sob o signo da decadência e coisificação humana.

Na quarta-feira, 7, Vittorio De Sica entra em foco, com a exibição de“Viagem Proibida”, às 16h. Baseado em um conto do dramaturgo Luigi Pirandello, o filme mostra uma trama que se passa na Sicília, no início do século XX, narrando um triângulo amoroso em que dois irmãos se apaixonam pela mesma mulher. 

Às 18h, o público assiste “O Jardim dos Finzi-Contini”, inspirado no livro de Giorgio Bassani. “Ladrões de Bicicleta”, um dos primeiros filmes do movimento neo-realista, fecha o dia dedicado a Sica, com exibição (DVD), às 20h30.

Medeia, de Antonioni
Na quinta-feira, 8, a Mostra Pan-Amazônica de Cinema apresenta os filmes de Michelangelo Antonioni. A primeira obra a ser exibida, às 16h, é “O Mistério de Oberwald” (DVD), onde Antonioni substitui o silêncio, que foi a característica de seus filmes, por muitos diálogos. 

Na seqüência, às 18h, a exibição de “Blow Up – Depois Daquele Beijo”, com roteiro inspirado no conto Las Babas del Diablo, de Julio Cortazar. 

O último filme de Antonioni, a ser exibido às 20h30, é “O Passageiro – Profissão Repórter”, que tem roteiro original e conta a estória de um fotógrafo (Jack Nicholson) que resolve assumir a identidade de outro homem.

O último dia da Mostra Pan-Amazônica de Cinema, domingo, 11, é dedicado ao polêmico diretor, Pier Paolo Pasolini.  Às 10 horas, o público assiste “Medéia”, baseado na obra de Eurípedes, onde o diretor adapta o significado do trágico grego para a linguagem cinematográfica. 

Às 18h, um dos filmes mais perturbadores de Pasolini, “Saló ou 120 Dias de Sodoma”, é uma livre adaptação da obra de Marquês de Sade, a partir das histórias que o escritor abordou a Itália fascista dos anos 40. Trata-se de um retrato cruel e devastador do regime que governou o país entre os anos de 1920 e meados de 1940. 

“O Céu que nos Protege”,de Bertolucci

No encerramento da Mostra Pan-Amazônica de Cinema será exibido, em película, “Os Contos de Canterbury”, inspirado nos contos eróticos de Geoffrey Chaucer. Neste filme, Pasolini trata o sexo de maneira bem humorada, inserido em uma atmosfera mágica e rústica. A cenografia de Dante Farretti e a trilha sonora de Ennio Morricone são os destaques do filme.


Serviço
Mostra Pan-Amazônica de Cinema – Circuito Italiano - Teatro Maria Sylvia Nunes – OI Cine Estação. De 4 a 8 e no dia 11 de setembro. Ingresso na bilheteria do teatro. Entrada franca. Apoio do Instituto Italiano de Cultura e realização: Secult - Goverdo do Estado.

Nenhum comentário: