10.9.11

Duas X In Bust na XV Feira Pan Amazônica do Livro

Imperdível, o In Bust Teatro com Bonecos está em três sessões na XV Feira do Livro, neste domingo, 11. Pela manhã, com o espetáculo Catalendas, às 11h, no espaço Infantil, e de tarde e à noite, às 18h e 20h, com "Catolé e Caraminguás", na Sala Marajó. Entrada franca.

Catolé e Caraminguás é o 13° espetáculo do In Bust Teatro com Bonecos, estreou em maio de 2009 e já realizou diversas apresentações em Belém e em mais 05 municípios da região nordeste e sudeste do Pará, em projetos de circulação do grupo.

A montagem foi desenvolvida a partir da linguagem de teatro com bonecos peculiar ao grupo, inserida numa pesquisa sobre o trabalho das companhias da commedia dell’arte, pautada no jogo entre os atores e na improvisação premeditada. O público verá uma trupe de teatro, após apresentar um espetáculo “sem graça”, ensaiando com seus bonecos (personagens do seu cotidiano de trabalho) o texto/roteiro “Tem Gato no Telhado”, para renovar seu repertório, o que expõe as relações no processo da criação teatral.

O texto que será ensaiado é, na verdade, uma adaptação para teatro com bonecos da peça “Os Ciúmes do Pedestre, ou O Terrível Capitão do Mato”, de Martins Pena. 

Os bonecos de luva utilizados no jogo com os atores, originários das trupes européias dos séculos XVII e XVIII e populares nas brincadeiras de mamulengo do nordeste do Brasil, traçando-se um paralelo entre os personagens da Commedia e os do Martins Pena.

A riqueza desse processo chegou a um resultado simples, colorido, muito divertido e trouxe à investigação da relação do ator com o boneco (proposto nos trabalhos do In Bust Teatro com Bonecos) um equilíbrio consciente e maduro na sua realização. É a afirmação de uma linguagem estabelecida por um grupo paraense, universal nas referências.

Os envolvidos - Direção: Paulo Ricardo Nascimento. Atores-manipuladores: Adriana Cruz, Aníbal Pacha, Charles Wesley, Michel Amorim E Vandileia Foro. Adaptação do original de Martins Pena e Dramaturgia: Adriana Cruz. Criação e confecção de bonecos, Criação de figurinos, cenário e material gráfico: Aníbal Pacha. Confecção de figurino: Baba’s Atelier. Pintura de Panadas: Maurício Franco. Produção: Cristina Costa. Trilha Sonora e Produção Musical: Fabrício Cavalcante. Operação de Sonoplastia: Paulo Ricardo Nascimento. Fotos/Assessoria de Imprensa: Luciana Medeiros. Realização: In Bust Teatro com Bonecos.

Nenhum comentário: