26.9.11

Sem Fastio estreia no Cine Alexandrino Moreira

A marcha que tomou as ruas de Belém em 2009
Experiência de produção coletiva, criativa e técnica entre o Núcleo de Produção Digital do Pará e o Núcleo de Produção Digital de Belém, o filme aborda o primeiro Fórum Social Mundial ocorrido na Amazônia, em 2009.

O objetivo do documentário não foi expor soluções, mas abrir um debate entre os participantes do fórum sobre as esperanças, insatisfações e indignações com a situação mundial. O trabalho traz imagens e depoimentos colhidos ao longo do fórum, realizado em duas universidades, em Belém, e na marcha de abertura do FSM, na qual, segundo a organização, cerca de 100 mil pessoas caminharam pela paz.

Para o coordenador do Núcleo de Produção Digital do Instituto de Artes do Pará, Afonso Gallindo, o filme também traz a importância do audiovisual para a sociedade. “Agora todos, não somente quem estava lá, vão poder ver o evento. São opiniões e debates relevantes sobre a América Latina e o mundo”, ressalta.

Equiep entrevista um ativista
Roger conta que o filme mostra o pensamento formado que vários participantes tinham sobre temas contemporâneos discutidos no Fórum, como educação, sustentabilidade, saúde. Indagado se o grande evento poderia ser considerado um divisor de águas nas discussões sociais na Amazônia, Afonso ratifica que foi “o início de um longo percurso a se seguir”, conclui.

Serviço
“Sem Fastio – Você tem fome de quê?”, com direção de Juliana Machado e Roger Elarrat. Hoje, às 19h, no Cine Alexandrino Moreira, auditório do IAP (ao lado da Basílica). Entrada franca.

Nenhum comentário: