30.9.11

Homens e Deusas em cartaz no Cine Estação

O filme entra em cartaz no Oi Cine Estação, a partir deste sábado, 1°. Produção do diretor francês, Xavier Beauvois, Homens e Deuses foi um dos filmes escolhidos para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2011. 

No ano anterior, o filme foi contemplado com o Prêmio do Júri no Festival de Cannes. “Homens e Deuses” tem sessões nos dias 1°, 2, 12, 13 e 14 de outubro, com horários às 18h e 20h30, com matinal às 10h no domingo. 

A trama, baseada em fatos reais, transfere para as telas a história de sete monges franceses que foram assassinados na Argélia em 1996. Os cantos gregorianos e cistercienses funcionam como o coro na tragédia grega, já que o país vivia uma guerra civil entre a população e o governo – que na época ainda era submetido ao regime da ditadura. Mesmo com a situação caótica em que a Argélia se encontrava, os monges decidiram ficar junto a comunidade em que viviam, mesmo sabendo que a morte poderia ser uma consequência.

Uma das preocupações de Xavier Beauvois era não transformar o filme em uma santificação dos monges, e sim abordar suas dúvidas, medos e prioridades quando o dilema era ficar no meio da guerra ou partir. 

A intenção do diretor era humanizar os monges em uma situação de risco, e mostrar que mesmo o indivíduo inclinado a trabalhar com seus ideais, quando o assunto é a própria vida, ele pode fraquejar. O filme também busca discutir alguns dos assuntos mais comentados da atualidade: o terrorismo, a ideia de “benevolência” dos países ocidentais para com os orientais e o valor que a religião ainda possui. 

Apesar de ser baseado em uma história que ocorreu há 15 anos, ainda é possível imaginar casos como o dos monges franceses acontecendo hoje em dia. “Homens e Deuses” é um filme em que o desenvolvimento é mais importante que o final. 

Dessa maneira, faz com que o público reflita sobre as provocações do diretor. Indicado a categoria de melhor filme estrangeiro ao BAFTA e ao Independent Spirit Awards, o fiilme também foi premiado com o César como melhor filme, ator coadjuvante (Michael Lonsdale) e melhor fotografia.



Sessões

1° de outubro (sábado): às 18h e 20h30

2 de outubro (domingo): às 10h, 18h e 20h30
12 de outubro (quarta): às 18h e 20h30
13 de outubro (quinta): às 18h e 20h30
14 de outubro (sexta): às 18h e 20h30

Serviço
Entrada: R$ 7,00 (com meia entrada para estudantes). Realização: Governo do Estado, Secult e OS Pará 2000. Trailer: http://www.sonyclassics.com/ofgodsandmen/

Nenhum comentário: