11.9.11

Quem vai ficar para o Se Rasgum em novembro?

Projeto Charmoso com Pro efX e Nana Reis
A primeira noite de seletiva do Se Rasgum em Belém, sábado, 10, no African Bar, foi mais que acirrada, e deixou claro que o festival de novembro vem para arrebentar. Oito bandas disputaram, ontem, a atenção e o voto do público e do júri que teve este ano uma formação eclética.

Cada vez mais o Se Rasgum se abre para outras vertentes da música, o que se reflete na formação de jurados que teve, de um lado, o escritor e jornalista Ismael Machado, o mais identificado com a cena rock e de outro, Ronaldo Silva, um dos músicos fundadores do grupo Pavulagem, e Bina Jares, o jornalista, publicitário e DJ que manda muito bem nas pistas eletrônicas e de outras praias sonoras. Juntos, eles fecham o trio que vai bater o martelo sobre quem vai ficar com o Se Rasgum em novembro. 

No palco, pela ordem de apresentação, feita através de sorteio, o público teve Vinil Laranja, seguida por Vida Noturna, Tranze, Maquine, Crisantempo, Juca Culatra, MC Gaspar e Projeto Charmoso. Numa enquete feita pelo blog, logo depois da última apresentação e antes de entrar no palco a super atração da noite, a banda gaúcha Cachorro Grande, ficou clara a preferência do público por Juca Culatra, Maquine, Projeto Charmoso e MC Gaspar, não necessariamente nesta ordem.

Juca Culatra com a  Cristal Reggae
A escolha de Juca Culatra, em se apresentar com a banda Cristal Reggae, que podemos dizer, é uma das mais profissionais no quesito jamaicano em Belém, agradou em cheio. Há quem diga que é mais fácil ganhar o público com o reggae, mas não esqueçamos que Juca Culatra faz toda a diferença. Com seu carisma, veia autoral e o jeito extrovertido na performance de palco, ele consegue incendiar a platéia. 

Em originalidade, o Projeto Charmoso é a bola da vez na invenção do DJ e produtor musical Pro efX, além de Maquine que traz de volta à cena Lázaro Magalhães, ex- Cravo Carbono, umas das bandas mais interessantes do cenário da música independente paraense, até enquanto durou. 

Também foi ótima ideia da organização em trazer as seletivas para o African Bar, não só por já ser um espaço natural do festival, mas por estar mais centralizado e de fácil acesso ao público que o lotou. Aliás, a evolução do festival desde seu surgimento impressiona, mas sabe-se que isso tem a ver com a organização, a seriedade e a responsabilidade, itens que não faltam na cesta básica dos produtores Marcelo Damaso, Renne Chalu e sua equipe. Este ano, além do patrocínio do Conexão Vivo, via Lei Semear, teve também o da Petrobras, possibilitando a expansão das seletivas para o interior do estado. 

Público delirando com a banda gaúcha
A noite de ontem terminou em altíssimo nível com o excelente show da banda Cachorro Grande, que se apresentou ali mesmo no Africam na edição de 2006 do festival. No próximo sábado, 17, mais oito bandas estarão disputando as vagas no Se Rasgum 2011, a Strobo, The Baudelaires, The Lay, Madalena Roots, Ruwa, Carimbó Cobra Coral, Sambiose e Som de Pau Oco. Eis a diversidade.

O show de encerramento ficará por conta do pernambucano Otto, que terá na banda, o guitarrista Fernando Catatau, líder da banda Cidadão Instigado. Por isso, prepare-se. Aumente o volume, a massa muscular, deixe tudo nas alturas para curtir o Se Rasgum, que hoje já se tornou referência para quem vive o circuito de festivais independentes no país.

Nenhum comentário: