RELEASE - 7ª edição do Tapajazz em Belém

Toninho Horta (MG), Maurício Maestro (RJ), Jardim Percussivo (PA), Banda Silibrina (SP), Sebastião Tapajós (PA), Alan Gomes (AP), Grupo Conexão (AP), com Zé Miguel, Enrico Miceli e Joãozinho Gomes, além de Alan Gomes (AP), Trio Paraense (PA), com Luiz Pardal, Paulinho Assunção e Jacinto Kahwage.

 

Em sua 7ª edição, o Tapajazz, festival que tem origem em Santarém, município do Baixo Amazonas, no Oeste paraense, realiza sua 1ª Mostra Belém nos dias 24, 25 e 26 de setembro, em formato on on-line, com transmissão a partir das 19h30, direto do Teatro Waldemar Henrique, pelo Canal de Youtube do festival com retransmissão pela página de Facebook da Equatorial Energia (https://www.facebook.com/equatorial.pa).

Criado pelo músico percussionista e produtor cultural santareno, Guilherme Taré, em 2014, o Tapajazz é o primeiro festival de jazz do interior amazônico e um dos quatro do gênero na nossa região. É realizado em Alter do Chão, um dos mais visados destinos turísticos do Estado, um balneário situado a poucos quilômetros de Santarém. O município, assim como em diversos outros no Pará, possui tradição musical. É onde vive Sebastião Tapajós, nascido em Alenquer, e onde nasceu o saudoso Masetro Izoca. Hoje, com 300 mil habitantes, a cidade possui uma orquestra sinfônica e investe no ensino superior de música também.

“Já vivi profissionalmente de música, como instrumentista, fora do país. Quando retornei, percebi que, embora em minha cidade haja uma larga tradição de música instrumental, faltava um contato maior dos nossos músicos com esse gênero produzido também no resto do país. Isso me motivou a realizar o Tapajazz, como forma de preencher esta lacuna. Em 2020, estamos ampliando nosso intercâmbio”, diz Taré.

O produtor, com experiência de mais de três décadas na área, resolveu inovar e trazer para para a capital paraense uma mostra do festival, reunindo grandes nomes da música instrumental brasileira que, em maioria, já vem se apresentando nas edições realizadas em Santarém. Participam do Tapajazz – Mostra Belém, os músicos Joãozinho Gomes, Enrico Miceli e Zé Miguel, do grupo Conexão Amazônia (AP), Alan Gomes (AP), a banda Silibrina (SP), Toninho Horta (MG), Trio Paraense - Tripa, formado por Luiz Pardal, Jacinto Kahwage e Paulinho Assunção (PA), Grupo Jardim Percussivo (PA) e Maurício Maestro (RJ), além de Sebastião Tapajós (PA). 

São oito shows, em três dias, envolvendo mais de 20 músicos, de quatro estados brasileiros. A realização do projeto é da Fábrica de Produções, com patrocínio da Equatorial Energia e Alcoa, via Lei Semear, do Governo do Estado, e apoio cultural da Casa do Saulo – Onze Janelas e deputado Igor Normando. 

Festival tem reconhecimento nacional

A ideia de trazer uma mostra do festival a Belém vem contribuir para a troca de informação e conteúdos musicais, além de estimular a circulação de artistas locais e nacionais entre as duas cidades, e gerar oportunidades de trabalho para profissionais da área, além, claro, de promover a linguagem da música instrumental e formar novas plateias. O projeto original para Belém incluía também, oficinas de música, mas a pandemia da Covid-19 fez com que houvesse alteração para a plataforma digital e ficassem apenas as apresentações. 

Em Santarém, a programação sempre conta com masterclasses e palestras, como forma de promover a troca de experiência entre grandes artistas e com o público. O evento tem reconhecimento nacional e internacional, já recebeu músicos como Hermeto Pascoal, Yamandú Costa, Delcley Machado, Mini Paulo, Rafael Lima entre tantos outros. Será uma oportunidade para que Belém conheça melhor o festival.


PROGRAMAÇÃO


QUINTA-FEIRA | Dia 24 de setembro 


Grupo de Conexão

Zé Miguel, Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes, que formam o Conexão Amazônia, vão se apresentar de Macapá e trazem para o evento, a sonoridade que nasce no mundo amazônico do batuque e do Marabaixo do Amapá. São três artistas que dialogam com as influências dos rítmica e imagética dessa fronteira com a Guiana Francesa e os sons da floresta. 

Alan Gomes

Alan Gomes, que também se apresenta de Macapá, é cantor, compositor, músico atuante em diversas bandas e junto a outros artistas locais e nacionais, como Nilson Chaves e Zé Renato. Atualmente, ele trabalha na gravação do seu primeiro E.P. intitulado “Vila Nova”, e no qual evidenciará tanto o instrumental como também sua atuação como cantor, um trabalho que terá como base, os ritmos da cultura da Amazônia, dando ênfase nos tambores de batuque e marabaixo, que são à base da cultura amapaense.

Tripa - Trio Paraense 

Luiz Pardal (multi instrumentista), Paulinho Assunção (percussão) e Jacinto Kahwage (teclado), que estarão no palco do Teatro Waldemar Henrique. No repertório, composições autorais, de outros músicos paraenses, além de clássicos da música instrumental brasileira e internacional, reunindo ritmos como Tango, Fado, Pop, além do Carimbó, Retumbão, Choro, Samba e Salsa. 


SEXTA-FEIRA | Dia 25 de setembro


Maurício Maestro (RJ)

O músico contrabaixista, cantor e arranjador vocal Maurício Maestro, fundador, em 1978, de um dos mais importantes grupos do país, o Boca Livre, junto com David Tygel, Zé Renato e Cláudio Nucci, estará no palco do Waldemar Henrique, apresentando seu trabalho solo. O artista iniciou a carreira profissional nos anos 1960, com o grupo Momentoquatro, juntamente com David Tygel, Zé Rodrix e Ricardo Vilas, que acompanhou Edu Lobo em 1967 na apresentação de "Ponteio", no Festival da Rede Record. Arranjador de sucessos, entre 1975 a 1977, ele também atuou em dupla com a cantora e compositora Joyce. 

Sebastião Tapajós

Sebastião Tapajós, que dispensa maiores apresentações, também estará em Belém. É um dos nomes consagrados da música instrumental no mundo. Violonista e compositor brasileiro, nascido em Alenquer-PA, reside em Santarém. Ao longo de sua carreira, o artista já tocou com nomes conhecidos da MPB como Hermeto Pascoal, Jane Duboc, Zimbo Trio, Waldir Azevedo, Paulo Moura, Sivuca, Maurício Einhorn e Joel do Bandolim, e internacionais, como Gerry Mulligan, Astor Piazzolla, Oscar Peterson e Paquito D’Rivera. 

Banda Silibrina

A banda Silibrina fará seu show de São Paulo, mostrando no repertório, composições de seus dois discos, O Raio (2017) e Estandarte (2019). O grupo reúne sete instrumentistas e tem como líder Gabriel Nóbrega – filho do multiartista pernambucano Antonio Nóbrega. As músicas abusam do piano, baixo, guitarra e metais que se juntam a instrumentos de percussão muito presentes na música popular do Brasil, como o caracaxá, ganzá, timbal, alfaia, gonguê e o pandeiro. O resultado leva o público a uma nova leitura das possibilidades musicais, que chega aos ouvidos de uma forma elegante e, ao mesmo tempo, eletrizante.


SÁBADO | Dia 26 de setembro


Jardim Percussivo

O Jardim Percussivo tem a frente o músico percussionista Márcio Jardim, e reúne ainda Edgar Matos (teclados), Wesley Jardim (baixo), Willian Jardim (guitarra) e Marcelino Santos (percussão), traz ao Tapajazz um show autoral, que busca manter a sonoridade de instrumentos percussivos, com ritmos que conectam a África à Amazônia.

Toninho Horta

A noite vai encerrar com o compositor, instrumentista, cantor, arranjador e produtor Toninho Horta, que já esteve no Tapajazz outras vezes, e que chega em Belém no alto de seus 50 anos de carreira. Músico mineiro, autor de músicas que já fazem parte da história da música brasileira, ele já teve dois  álbuns indicados ao Latin Grammy e está entre os 74 guitarristas mais representativos do mundo. É outro nome que dispensa maiores apresentações e que já esteve diversas vezes em Belém, com shows próprios.


Serviço

Mostra Belém Tapajazz. Nos días 24, 25 e 26 de setembro, às 19h30, com transmissão direto do Teatro Waldemar Henrique, pelo Canal de Youtube do festival e retransmissão pela página de Facebook da Equatorial Energia (https://www.facebook.com/equatorial.pa). Realização da Fábrica de Produções, patrocínio da Equatorial Energia e Alcoa, por meio da Lei Semear do Governo do Estado e apoio cultural da Casa do Saulo – Onze Janelas e deputado Igor Normando. Acesse também as redes sociais do evento: https://www.facebook.com/Tapajazz e @tapajazz, no Instagram, para acompanhar as novidades.

Nenhum comentário: