6.4.16

Abril traz ótimas oficinas ao Casarão do Boneco

Vão rolar duas. A primeira começa na semana que vem, dia 12 de abril. A oficina de "Preparação para o ator do teatro de rua" se estenderá até dia 23, com o ator Lucas Alberto. No dia 18 começa outra, de "Customização de roupas", com Nanan Falcão, que será ministrada em dias alternados até dia 22 de abril. Tudo no Casarão do Boneco,  um espaço por onde transitam muitos artistas realizadores de projetos, promovedores de ensaios e apresentações de espetáculos. 

É o espaço propício. Ao longo da história dessa casa, já foram realizadas inúmeros intercâmbios, residências, vivências e oficinas. "Temos o objetivo de fomentar o interesse pelas artes cênicas e suas vertentes, para isso iniciamos em abril a realização de oficinas livres, que terão diferentes cargas horárias, objetivos e trarão diferentes técnicas e princípios artísticos", explicam os fazedores de arte.

"Imagine um mundo melhor, onde as pessoas sejam menos consumista, só que mais fashion's. Imagine agora essa revolução começando do seu guarda roupa. Porque Todo mundo tem aquela peça de apego, aquela blusa que furou, ou aquele vestido manchado, o macacão que não é mais tendência, aquele jeans que afrouxo ou apertou do nada, e todas as outras peças que não usamos nem conseguimos jogar fora… Imaginem elas se transformando em uma peça nova, exclusiva e super cheia de personalidade" , provoca Nanan Falcão. 

Essa é a proposta da oficina: ensinar aos participantes técnicas básicas de corte, custura, bordados e afins, para que possam transformar suas peças de roupas e acessórios antes esquecidos no fundo do armário em novos e originais looks, utilizando matérias que já temos na caixinha de costura da vovó como botões, fitas, miçangas, linhas, ou mesmo outras peças esquecidas nas gavetas e/ou comprando algumas poucas coisas novas. "Tragam peças do guarda-roupa!!!" , diz ela.

Nanan Falcão é atriz e figurinista. Iniciou sua formação teatral em 1997 na UNAMA com oficinas de iniciação teatral e praticando na Pastorinhas com direção de Paulo Santana. Ela segue sua formação em 2005 no Curro Velho na função de assistente de adereços e cenografia e aluna do grupo cênico do Curro Velho. 

Nana participou do projeto Menor Aprendis na área de Cenografia e figurino, trabalhando como atriz e assistente com diretores como: Marcelo Vilela, Edielsom Goiano; Maridete Daibes; Claudio Didima; Charles Monteiro. Atualmente, ela circula com o espetáculo de rua "Pitiu", do grupo Causo e Compania, e também faz parte do Coletivo Produtores Criativos.

Já a oficina preparação para o ator do teatro de rua" , com Lucas Alberto, vai trabalhar a principal ferramenta do atr, o seu corpo, adaptando-o ao entorno, com maleabilidade vocal e corporal. "Tendo este aspecto como norteador na minha pesquisa pessoal artística proponho uma oficina que garanta técnicas de fortalecimento e o aumento de possibilidades vocais e corporais", explica.

As praticas de treinamento serão norteadas através das praticas dos cantos, lutas e das danças tradicionais de roda (roda­-de­-coco, samba-­de­-roda e capoeira). Serão observados características pilares de estudos corporais teatrais tais como equilíbrio, energia, pulso, manutenção, força e leveza. Assim como também pilares fundamentais referentes ao brincante: Mandinga, malandragem, jogo, roda, disponibilidade e irmandade.

"Serão seis encontros onde nos mergulharemos sobre as práticas do fazer artístico popular brasileiro com o foco voltado para a atuação teatral de rua" , conclui Lucas que avisa a todos os interessados que se inscreverem que tragam um texto que lhe agrade.

Lucas Alberto da Cunha é ator e técnico multimidia, formado no IESAM no curso de Comunicação Social Multimidia e em 2014, no Curso técnico de ator na UFMG. Trabalha desde 2004 na cena belenense com os grupos: Nos outros, Usina contemporânea de teatro, In Bust, Nucleo de atores independentes.

Em 2010 a 2014 teve o portunidade de trabalhar na cena teatral Belorizontina atravez do Centro cultural Galpão Cine Horto, com os diretores Amary Borgues, Kalhu Araujo, Lydia Del Picchia, Chico Pélucio. Manteve dois espetaculos em circulação por dois anos Adeusamorte com direção de Cristiano Peixoto e Capitãe da areia com direção de Rogerio Lopes. Trabalhou nos grupos populares: Eu sou Angoleiro, Fala Tambor, Coco da Gente. Atualmente participa do coletivo Produtores Criativos e projeto Sorteio de Contos.

Atenção pra não perder:

"Preparação para o ator do teatro de rua"
Período: 12 a 23 de Abril (Ter, qui e sab)
Nas terças e quintas de 09hs às 11hs.
no sábado de 16hs às 18hs
Vagas: 15
Investimento: R$ 50,00

"Customização de roupas"
Período: 18, 20 e 22 de Abril
Das 16h às 18h
Vagas: 15
Investimento: R$50,00

Inscrições
Podem ser feitas até dia 12 de abril, das 9h às 12h e de 15h às 18h no Casarão do Boneco - A.v 16 de Novembro 815, próximo à Praça Amazonas Batista Campo. Pagamento pode ser realizado de duas vezes. A primeira parcela no ato da inscrição e a segunda no 1° dia da oficina. Contatos: 91 9994-18071 (Whatzap) e 91 3241-8981. 

Nenhum comentário: