30.4.16

Alfenim inverte os dias de apresentações no Pará

Cena de Quabra Quilos (foto: Rafael Passos)
Uma das atrizes do grupo, Verônica Cavalcanti, que tem contrato com Rede Globo, foi chamada com urgência pela emissora para gravar uma cena na próxima terça-feira, 03, quando ela deveria estar em Belém para apresentar “Quebra-Quilos”. As datas, que já haviam sido divulgadas de outra forma, foram então invertidas, entre Belém e Castanhal. 

A urgência veio porque o enredo da novela “Velho Chico” foi modificado devido à morte do ator Umberto Magnani, esta semana. A atriz  só estará em Belém para a apresentação do espetáculo Quebra Quilos, no dia 5, às 20h, no Teatro Waldemar Henrique, e depois segue para Castanhal para participar da oficina que o grupo irá ministrar e também apresentar “Quebra-Quilos”, encerrando a circulação do grupo paraibano pelo Pará.

Em circulação pelo país com uma mostra de teatro e oficina, o Coletivo Teatral Alfenim chega ao Pará na próxima semana. O grupo vai apresentar em Belém dois espetáculos “O Deus da Fortuna” e “Quebra-Quilos”, no Teatro Waldemar Henrique, entre os dias 3 e 5 de maio, e, no dia 6, vai realizar uma oficina em Castanhal, na sala de informática da FUNCAST, das 9h às 13h, além de apresentar o espetáculo "Quebra-Quilos", encerrando a circulação do grupo pelo Pará.

Verônica,  como Zilu, em "Velho Chico"
As inscrições para a oficina são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail teatroalfenim@gmail.com ou entregue na Funcast. São apenas 15 vagas. A oficina promove exercícios de improvisação com base em cenas modelares da obra de Shakespeare, Brecht e Heiner Müller, introduzindo os fundamentos do método dialético para o desenvolvimento de uma prática dramatúrgica do ator em cena, pautada pelo princípio da contradição. 

Serão estudados: Fundamentos do Método Dialético, Conceito de “ação transversa”: dialética entre “ação interna” e “ação física”, Relação entre personagem e ator-narrador e Dramaturgia da ação e dramaturgia da narração.

Espetáculos tratam de temas que seguem atuais

Em tempos de crise sistemática do capitalismo, cuja lógica é a de se alimentar de trabalho não pago e da promessa fictícia de que o capital especulativo promoverá a felicidade futura, comprometendo não apenas as gerações de hoje como também as gerações vindouras, o Coletivo de Teatro Alfenim experimenta a comédia com o propósito de desmascarar a maquinaria teatral utilizada para escamotear a lógica do capital especulativo e seus derivativos “metafisicantes”. 

O Deus da Fortuna narra a história de um proprietário de terras na longínqua China Imperial. Afundado em dívidas em virtude da crise da produção do arroz e da seda, o Senhor Wang, manda erguer um altar em honra de Zao Gong Ming, o Deus da Fortuna, com a intenção de se salvar da falência. Porém as oferendas são inúteis e o proprietário vê-se obrigado a vender a própria filha a seu credor, como forma de amortização da dívida.


Já Quebra-Quilos narra a história de duas mulheres que, em 1874, são expulsas do campo e procuram abrigo numa vila do sertão paraibano, em meio a rumores de que os quebra-quilos, sediciosos que lutam contra a implantação do sistema métrico decimal preparam-se para invadir a feira da localidade e promover a revolta. Mãe e filha tornam-se testemunhas e vítimas da violência das autoridades locais contra os matutos revoltosos.

O alto teor de sugestão simbólica dos quebra-quilos põe a narrativa desses fatos ocorridos em fins do século XIX na ordem do dia. A insatisfação por conta do aumento excessivo dos impostos, a indignação em vista da manipulação da boa-fé do cidadão, tanto por parte das autoridades do governo imperial como por parte das autoridades religiosas locais e dos grandes proprietários e, principalmente, a potencial violência que transforma os alijados do mundo produtivo em criminosos sociais, remetem às inúmeras manifestações que, desde junho de 2013 vêm sacudindo as principais localidades do país.

PROGRAMAÇÃO

Circulação Norte Coletivo Alfenim de Teatro (PB) 

Terça-feira - 03 de maio
20h – Deus da Fortuna. No Teatro Experimental Waldemar Henrique (Belém/PA). Entrada Gratuita. Com bate-papo após a apresentação com o Grupo de Teatro Unipop  (PA).

Quarta-feira - 04 de maio
20h – Deus da Fortuna. No Teatro Experimental Waldemar Henrique (Belém/PA). Entrada Gratuita.

Quinta-feira - 05 de maio
20h – Quebra-Quilos. No Teatro Experimental Waldemar Henrique (Belém/PA). Entrada Gratuita.

Sexta-feira - 06 de maio
9h às 13h - Oficina Exercícios para uma cena dialética, na Funcast (Castanhal/PA). 
18h – Quebra Quilos. Na Funcast (Castanhal/PA). Entrada Gratuita.

Serviço
Inscrições gratuitas para a oficina. Solicite e envie a ficha de inscrição preenchida para o email: teatroalfenim@gmail.com ou pegue e entregue na Funcast, em Castanhal - Rua Senador Lemos, 749 - Centro. Fone: (91) 98878-9350.

Nenhum comentário: