20.4.16

Fotografia artesanal entra na roda de conversa

Mini Camera Pinhole
O Pinhole Day Belém deste ano entra na reta final de atividades até a grande jornada que ocorrerá no próximo domingo, dia 24, no Casarão Fotoativa, na praça das Mercês. Nesta quarta-feira, 20, às 19h, véspera do feriado, o espaço vai receber artistas, educadores e pesquisadores, para conversar com o público sobre a experiência com a técnica da fotografia pinhole e suas possibilidades.

De volta ao Casarão na praça das Mercês, as atividades da Fotoativa transformam o lugar com abertura para horizontes na educação, em novas formas de criação, de girar a roda do convívio, valorizar o humano, idealizar a sustentabilidade e cuidar dia após dia do espaço, do bairro e da cidade. É neste contexto de mudanças e criação coletivas que a associação realiza o Pinhole Day Belém 2016.

“Desvelar a potência que reside no exercício da fotografia pinhole, a partir do que trata o filósofo Vilém Flusser, no livro ´Filosofia da Caixa Preta´, com o propósito de refletir sobre a capacidade de pensar do homem numa sociedade dominada pela tecnologia”, afirma o coordenador do Pinhole Day Belém, o fotógrafo e educador Miguel Chikaoka, sobre "‘Mottainai - Pin’, quinze anos luz”, em destaque pelos 15 anos de realização do evento no mundo todo.

Jornada no Fórum Landi
O Pinhole Day Belém 2016 traz como tema "des ve lar", alinhado às comemorações dos 400 anos da cidade, sugere o livre jogo entre ver, velar e desvelar, imaginando as diversas e complexas camadas que habitam a cidade e seus conviventes.  

Além disso, “des ve lar” celebra os quinze anos de realização ininterrupta do Pinhole Day Belém, que desde 2002, incluiu a cidade de Belém na rota e no calendário mundial da fotografia artesanal de furinho.

A programação recebe convidados de diferentes olhares da prática para provocar conversas sobre os impactos da experiência com a fotografia artesanal sobre as mais diversas áreas mas, sobretudo, sobre a educação. 

A professora e artista visual Renata Aguiar, que irá compartilhar suas vivências com alunos atividade da disciplina de Arte na Casa Escola da Pesca.  “O buraco da agulha pode ser o ínfimo espaço por onde a luz que o atravessa forma a imagem, fixada na superfície sensível da fotografia, pode ser também o pequeno furo pelo qual observo como estrangeira a realidade de um outro, o aluno/fotógrafo, que provocado pelas possibilidades da luz, retrata, recria, registra e reconstrói relações de identidade e afeto com o lugar que habita e pelo qual é habitado”, afirma Renata.

Um estudo de caso também fará parte dos debates. Cinthya Marques apresenta seu olhar sobre a oficina de fotografia artesanal realizada por Sinval Garcia (1966 - 2011) para alunos da Fundação Curro Velho em 1997, e as relações encontradas na prática educativa enquanto espelho de si, relacionadas à técnica pinhole, com o tema “Por dentro do diário de classe: a fotografia pinhole como reflexo do outro”.
  
Jornada Pinhole Day Belém

De Joyce Nabiça
A Jornada Pinhole Day é uma realização da Associação Fotoativa, juntamente com sua rede de artistas e colaboradores. Em diversas cidades no mundo inteiro, em meio ao veloz avanço tecnológico que se dá no tempo-espaço, celebra-se concomitantemente a fotografia artesanal de furinho.

Possibilidade de se inclinar sobre a passagem do tempo, contando segundos, minutos e até horas para produzir uma única e singela imagem, sem grandes ou pequenos aparatos tecnológicos, com exceção daqueles produzidos pelas próprias mãos dos apaixonados pela fotografia pinhole.

Em Belém, com a Fotoativa, são quinze anos de celebração. No domingo, 24, as atividades se estenderão ao longo do dia, a partir das 8h da manhã, até o cair do sol. As inscrições podem ser feitas antecipadamente no link ou, podem ser feitas na hora, durante o evento.

Camisa Pinhole Day Belém

Jornada no Fórum Landi
Em todos os anos, uma camisa comemorativa compõe a coleção Pinhole Day Belém. Em 2016, as vendas serão antecipadas no próprio site da instituição. Para garantir a sua e potencializar as ações da instituição, acesse o site www.fotoativa.org.br e adquira a sua. A retirada será feita em mãos durante o domingo da Jornada (24 de abril).

Desde 84, a Fotoativa, juntamente de outras tantas instituições, ganhou as ruas da sociedade. A associação reúne uma diversidade de ações em desenvolvimento constante, por fotógrafos, artistas, escritores, músicos, pesquisadores e interessados no compartilhamento de ideias e iniciativas. Nesses mais de 30 anos, foram inúmeros projetos, parcerias, cursos e oficinas. O momento de agora necessita fortalecer o fluxo básico com uma ampla rede de amigos, que juntos, possam potencializar a vida deste projeto para os próximos anos.


Noite de Conversas - relatos de experiência

“Insular: pelo buraco da agulha” por Renata Aguiar
Mais sobre o trabalho dela - http://www.renata.ar.portfoliobox.me

“Por dentro do diário de classe: a fotografia pinhole como reflexo do outro” por Cinthya Marques
Sobre a fotógrava: https://www.facebook.com/photocinthyamar

"Mottainai - Pin, quinze anos luz” por Miguel Chikaoka

www.fotoativa.org.br
facebook.com/associacaofotoativa
instagram.com/fotoativa.

Serviço
Pinhole Day Belém – Noite de Conversas, no dia 20 de abril, 19h, e a grande Jornada Pinhole Day Belém, que se estenderá ao longo do dia 24 de abril, a partir das 8h. Todas as programações ocorrem no Casarão Fotoativa, na praça das Mercês, Cidade Velha.

Nenhum comentário: