15.4.16

Projeto de rock resulta em videoclipes e um curta

“Payback – Contos de Vingança” reúne três bandas de rock alternativo em um projeto audiovisual ousado. O lançamento é nesta sexta-feira, 15, no Old School Rock Bar, às 19h, com entrada é gratuita. O lançamento online será na segunda, 18, pelas redes sociais.

Blind For Giant, Sokera e Blocked Bones são bandas da cena atual de rock alternativo de Belém. Ao realizar o videoclipe de cada uma delas, o filmmaker paraense Wilson Velasco acabou gerando um curta-metragem ambientado em Belém do Pará, contando histórias que ora se completam ora fazem parte de um mesmo universo, explorando temas como hipocrisia, preconceito e vingança.

Wilson Velasco já havia produzido e dirigido clipes para as três bandas, que nutriam em comum,  a vontade de apresentar imagens para músicas inéditas. Foi assim que o projeto se unificou e se desenvolveu como proposta de um só trabalho. 

As músicas escolhidas foram “Hey You” da Blocked Bones, “Goela” do Sokera e “Zeitgeist” da Blind For Giant, canções que passeiam por um mesmo universo de crítica social, abordando discursos de ódio e outros elementos nocivos na sociedade. Esta foi a base pra construção de histórias inspiradas em filmes de vingança, perseguições policiais e que retratam sociopatias.

“Eu acho que cada uma das histórias lida com o tema da vingança de uma forma diferente. Os dois grandes desafios do projeto foram os mesmos de qualquer produção independente: falta de tempo e grana. 

Daí tudo é uma corrida contra o tempo onde a gente tá se virando como pode pra trazer o resultado que a gente quer, mas sem o aparato e as condições ideais pra isso. No fim das contas, o resultado acaba valendo a pena e a gente aprende muito com os erros e as dificuldades do processo”, explica o diretor de “Payback”, Wilson Velasco, que se inspirou em parte da filmografia dos cineastas americanos Quentin Tarantino e Martin Scorsese.

No âmbito musical, o hardcore da Sokera, o stoner rock da Blind For Giant e a textura garageira da Blocked Bones oferece variedade de sonoridade rock para a cena paraense e para o projeto, que é visto pelas bandas como uma oportunidade de movimentar suas carreiras de forma criativa, mas também apresentar ao público alternativo novas formas de compartilhar música. 

“É uma estratégia de cooperação e gambiarra. Foi simplesmente a melhor decisão que a gente poderia tomar dentro dos nossos recursos e das possibilidades que tínhamos no momento. 

Esse método de fazer tudo por conta própria em cooperação com outras pessoas não nos é estranho em um meio que a gente depende tanto do ‘Faça Você Mesmo’ e de união de objetivos pra que tudo aconteça. Sem isso, talvez o Sokera nunca tivesse saído nem dos primeiros ensaios”, declara o vocalista da banda de hardcore, Zé Lucas.

“Payback – Contos de Vingança” anuncia outras novidades que os três grupos paraenses reservam para este semestre. A Blocked Bones, que acabou de lançar um pré-release de seu primeiro disco, também apresenta imagens para “Hey You”, um dos singles que integra o álbum “Animals” que será lançado em maio. 

A Blind For Giant está no mesmo caminho, lançando neste projeto o single “Zeitgeist”, que faz parte do primeiro disco do power trio, com previsão de lançamento para este semestre. A partir de “Payback”, a Sokera aproveita para divulgar um calendário intenso com mais videoclipes, participações especiais em programas de televisão, calendários de shows com turnês especiais e mais atividades pro ano todo. 

“Vejo essa estratégia como uma ótima oportunidade de chamar atenção do público local. Aqui não existe valorização da cena autoral, e eu acho que a baixa qualidade das nossas produções ajuda a fortalecer a ideia de que nada que o Pará faz, no âmbito independente, presta. É uma puta aposta que a gente espera que dê certo”, opina Allan Souza, vocalista da Blind For Giant.

AS BANDAS

Blind For Giant - Está se encaminhando para o quarto ano de existência, a Blind For Giant é um trio formado por Allan Souza (guitarra e voz), Daniel Frazão (baixo) e Almir Severo (bateria), que extrai do rock sonoridades que são inspiradas do hard rock da Led Zeppelin ao stoner rock da Queens Of The Stone Age, passando pelo garage rock produzido pela paraense Molho Negro. A energia barulhenta do trio também aposta em letras que contam desilusões, frustrações e superação humana.

Blocked Bones - Experimenta garage rock em Belém do Pará, com a missão de provocar a dualidade de sons, ora com riffs melódicos, ora com batidas frenéticas e empolgantes. Com dois anos de criação, a banda vem ocupando os espaços alternativos de Belém do Pará, tocando em porões de casarões antigos, na rua, ou estrelando a programação de festivais de pequeno porte. O disco de estreia da banda, “Animals”, produzido pelo gaúcho Iuri Freiberguer, tem previsão de lançamento para maio.

Sokera - Os dois anos de criação e o EP lançado em 2015 foram o bastante para transformar a Sokera em uma das bandas mais aclamadas do atual cenário da música underground em Belém. O hardcore da banda apresenta uma proposta simples e direta de um convite a “brutalizar, destruir e esbandalhar tudo”, no conceito mais puro da filosofia punk. A banda é formada por Zé Lucas (vocal), “Paulo “Bigfoot” (guitarra), Felipe Martins (guitarra), Matheus Pinheiro (baixo) e Alexandre Lima (bateria).

Serviço
Lançamento do projeto “Payback – Contos de Vingança” – videoclipes das bandas Blind For Giant, Blocked Bones e Sokera. Dia 15/04, sexta-feira, às 19h. Old School Rock Bar – Av. Wandenkolk, esquina com a Tv. Antônio Barreto - Umarizal. Entrada gratuita.

LANÇAMENTO DOS VIDEOCLIPES ONLINE

18/04, nas páginas do Facebook das bandas
https://www.facebook.com/blindforgiant
https://www.facebook.com/BlockedBones
https://www.facebook.com/sokerahardcore
 

Nenhum comentário: